Em primeiro lugar, a desigualdade socioeconômica é um fator promotor do problema. Embora o Brasil seja o país que mais reduziu a exploração da mão de obra infantil, o grande número de jovens ainda é preocupante, tornando um empasse para o desenvolvimento educacional. Visto que, as famílias de baixa renda incentivam seus filhos deixarem a escola e ir trabalhar muito cedo para garantir seu sustento. Por consequência, essas vítimas não têm escolha de mudar sua vida e ter a educação que é direito e colocam em risco sua segurança e desenvolvimento social.
Além disso, a vivência plena da infância é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, impactando diretamente na construção de uma vida adulta saudável, causando cansaço, distúrbios de sono, irritabilidade, alergia e problemas respiratórios. Assim como, o eixo educação é prejudicado, afinal a evasão escolar é crescente, fato que acarreta na dificuldade em crescer no mercado de trabalho e subsequentemente ocasiona a manutenção do impasse em questão. Dessa forma, se tornam cidadãos com uma mentalidade diferente daquela que é necessária na construção de um país com menos desigualdades.
Portanto, faz-se necessário medidas para combater o trabalho infantil. Para tanto, o Estado deve investir em programas que ajudam famílias carentes, como o Bolsa Família, através de verbas governamentais, para que as crianças não precisem sustentar suas famílias. Ademais, o Poder Executivo, de forma urgente, aumente a eficiência das leis punitivas já existentes e torne-as mais severas, por meio da fiscalização nas ruas e empresas, a fim de proteger os menores da exploração e resguardar sua infância. Desse modo, amenizar o impacto nocivo do trabalho infantil e concretizará os direitos das crianças impostos pela Constituição de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.