No entanto oque se observa na realidade contemporânea é o aposto do que o autor prega, uma vez que o *racismo* apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de Thomas. Esse cenário antagônico é fruto tanto da cultura enraizada, quanto da marginalização a pessoas de peles escuras.
Em primeira análise, é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater o racismo. De acordo com o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porém esse preceito não é concretizado na sociedade, uma vez que o Estado não cria medidas públicas voltadas à cultura do racismo enraizada e como consequência dessa negligência pessoas de peles escuras vem sendo cada vez mais descriminadas por causa da sua etnia, principalmente na área de trabalho levando muita delas ter que buscar forma de rendas com serviços pesados e outros entrando até para o crime para poder se manter. Dessa forma fica claro que as autoridades devem mudar urgente a forma como lidam com esse cenário caótico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada