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Por Carla05
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O saneamento básico em questão
A palavra "saneamento" significa "de boa saúde, sadio", que juntamente com a palavra "básico" formam um termo que remete aos cuidados essenciais para se ter uma melhor qualidade de vida, como água potável, tratamento do esgoto, recolhimento do lixo etc. No Brasil, esse direito de todos, presente na constituição não tem sido atendido igualmente. Uma vez que, sofre efeitos da corrupção do país e da falta de acesso a informação por quem sofre esse empecilho.

Todavia, como a corrupção corrobora para com esse obstáculo? Ela atua como contribuinte a partir do momento em que, era para haver a distribuição e aplicação correta do dinheiro destinado todo mês para os governos, juntos, garantirem o saneamento básico dos brasileiros e, isso é impedido de ocorrer da maneira que deveria por causa de desvios do dinheiro público - ação realizada por aqueles que deveriam zelar pelos direitos dos cidadãos -.

Diante disso, as mesmas pessoas que sofrem com esse dilema padecem também em relação à saúde, educação e renda financeira. Tudo isso dificulta na disseminação de informação sobre o tema e faz com que muitos nem sequer saibam desse direito, para poderem recorrer. Por isso que, o Brasil, apesar de ser o país com maior porcentagem de água doce no mundo, apresenta um quadro de 35 milhões de pessoas sem água potável em suas residências. Além disso, a preocupação com problemas vistos como "maiores" torna explícito que nas eleições as propostas a respeito do saneamento básico sejam esquecidas.

Logo, é impreterível que a Polícia Federal atue fiscalizando os Governos Federal, estaduais e municipais na distribuição e aplicação do dinheiro destinado para o saneamento básico, além de os Governos municipais promoverem palestras a respeito do tema e se responsabilizarem fielmente a cumprir o que a lei ordena. Por conseguinte terá uma maior porcentagem de pessoas com seu direito garantido, juntamente com uma melhor qualidade de vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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