Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78234
De acordo com o escritor israelense Eliyahu Goldratt, autor do “best-seller” internacional “A Meta”, o objetivo de toda empresa é ser lucrativa no presente e no futuro. Para tanto, Goldratt ensina que as empresas devem cumprir dois requisitos: i) ser capaz de satisfazer as necessidades do mercado no presente e no futuro; e ii) ser capaz de satisfazer as necessidades de seus funcionários no presente e no futuro. Logo, nota-se que a satisfação do funcionário no trabalho exerce grande influência no desempenho deste – e, por consequência, no desempenho da empresa como um todo.
Mormente, insta pontuar que a Teoria dos Dois Fatores explica a satisfação do funcionário no trabalho como sendo o resultado da combinação dos fatores higiênicos e fatores motivacionais. Nesse sentido, os fatores higiênicos são aqueles cuja presença no trabalho não gera satisfação no trabalhador e cuja ausência produz insatisfação. Os fatores ambientais, por sua vez, obedecem a uma lógica oposta à dos higiênico, ou seja, sua presença causa satisfação, mas sua ausência não leva à insatisfação do trabalhador. Destarte, percebe-se que o reconhecimento da importância desses dois fatores é fundamental para que toda empresa tenha uma boa gestão de pessoas.
Ademais, vale ressaltar que, como as relações sociais na modernidade são líquidas, as empresas têm cada vez mais encontrado dificuldades para construir vínculos longevos com seus funcionários. Diante disso, a necessidade de garantir a satisfação de seus trabalhadores se torna um elemento ainda mais premente para o sucesso das organizações. Assim, ao valorizar e qualificar os seus empregados, as empresas poderão ter em seu capital humano uma valiosa fonte de vantagens competitivas.