Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78234
De acordo com o escritor israelense Eliyahu Goldratt, autor do “best-seller” internacional “A Meta”, o objetivo de toda empresa é ser lucrativa no presente e no futuro. Para tanto, Goldratt ensina que as empresas devem cumprir dois requisitos: i) ser capaz de satisfazer as necessidades do mercado no presente e no futuro; e ii) ser capaz de satisfazer as necessidades de seus funcionários no presente e no futuro. Logo, nota-se que a satisfação do funcionário no trabalho exerce grande influência no desempenho deste – e, por consequência, no desempenho da empresa como um todo.
Mormente, insta pontuar que a Teoria dos Dois Fatores explica a satisfação do funcionário no trabalho como sendo o resultado da combinação dos fatores higiênicos e fatores motivacionais. Nesse sentido, os fatores higiênicos são aqueles cuja presença no trabalho não gera satisfação no trabalhador e cuja ausência produz insatisfação. Os fatores ambientais, por sua vez, obedecem a uma lógica oposta à dos higiênico, ou seja, sua presença causa satisfação, mas sua ausência não leva à insatisfação do trabalhador. Destarte, percebe-se que o reconhecimento da importância desses dois fatores é fundamental para que toda empresa tenha uma boa gestão de pessoas.
Ademais, vale ressaltar que, como as relações sociais na modernidade são líquidas, as empresas têm cada vez mais encontrado dificuldades para construir vínculos longevos com seus funcionários. Diante disso, a necessidade de garantir a satisfação de seus trabalhadores se torna um elemento ainda mais premente para o sucesso das organizações. Assim, ao valorizar e qualificar os seus empregados, as empresas poderão ter em seu capital humano uma valiosa fonte de vantagens competitivas.
Infere-se, portanto, que a gestão de pessoas nas empresas precisa centrar esforços na satisfação dos funcionários no trabalho. Para isso, as empresas devem atentar-se para a observância dos adequados fatores higiênicos (como bons salários, ambiente de trabalho saudável, treinamento) e motivacionais (planos de carreira, prêmios por bom desempenho e programas de capacitação continuada) aos seus funcionários, pois, assim, mantê-los-ão motivados e engajados em ajudá-las na consecução seu objetivo de ser lucrativa no presente e no futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78241
Na terceira linha do segundo parágrafo, era para estar escrito "fatores motivacionais", em vez de "fatores ambientais" (provavelmente o corretor automático fez essa modificação sem que eu percebesse).
0
Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78242
Esse é basicamente o texto que eu escrevi na redação da prova do BB, porém corrigido em três pontos. O primeiro deles se trata de um lapso de escrita que eu cometi no segundo parágrafo, em que, por desatenção, simplesmente deixei de escrever o trecho "ou seja, sua presença causa satisfação, mas sua ausência não leva à insatisfação do trabalhador" – o qual se encontrava no esboço da redação.
O segundo ponto aqui retificado ocorre no quarto parágrafo e também diz respeito a um lapso de escrita, no qual, na locução "devem atentar-se", eu pulei o verbo principal e a preposição subsequente (ficou "as empresas devem a observância dos adequados").
Já a terceira e última retificação acontece na última linha do quarto parágrafo. Em vez de escrever "ajudá-las na consecução", como também estava no esboço, eu me atrapalhei e acabei escrevendo "ajudar a elas na consecução" (ou seja, ficou uma espécie de objeto direito preposicionado, posto que "elas" também exerce função de pronome oblíquo tônico).
0
Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78243
Baseando nessas observações que eu mencionei acima, quanto vocês acham que eu consigo tirar na redação do concurso? Será que aqueles três erros vão me fazer perder muita nota? O professor de redação do meu cursinho disse que a Cesgranrio costuma descer o sarrafo em quem dá essas vaciladas ( :shock: :cry:
0
Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78245
guilhermet escreveu:Baseando nessas observações que eu mencionei acima, quanto vocês acham que eu consigo tirar na redação do concurso? Será que aqueles três erros vão me fazer perder muita nota? O professor de redação do meu cursinho disse que a Cesgranrio costuma descer o sarrafo em quem dá essas vaciladas ( :shock: :cry:

@Chrystian @EuDavila @isaisaisa @Jennyy1609 @geoca @yukine @anasilva1 @Hods @anacar12340 @Gi69 @EduardoPedro @Loloy @EmillyySilva @Anne24 @eurodrigo @Deivid16
0
Avatar do usuário
Por Loloy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78317
Boa noite, @guilhermet ! Estruturalmente, sua redação está bacana!Agora, quanto aos argumentos, não sei muito bem sobre o tema. Essa prova você tem que tirar 70%, não é? Acho que você consegue!
0
Avatar do usuário
Por Loloy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78318
Ps: Eu não sei se esses 3 erros que você citou são suficientes para te eliminar. Como eu disse anteriormente, sua estrutura está beleza!
0
Avatar do usuário
Por guilhermet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78345
Loloy escreveu:Ps: Eu não sei se esses 3 erros que você citou são suficientes para te eliminar. Como eu disse anteriormente, sua estrutura está beleza!
@Loloy, tento reproduzir abaixo a versão mais fiel possível do texto que eu escrevi na prova.

[*]De acordo com o escritor israelense Eliyahu Goldratt, autor do “best-seller” internacional “A Meta”, o objetivo de toda empresa é ser lucrativa no presente e no futuro. Para tanto, Goldratt ensina que as empresas devem cumprir dois requisitos: i) satisfazer as necessidades do mercado no presente e no futuro; e ii) satisfazer as necessidades de seus funcionários no presente e no futuro. Logo, nota-se que a satisfação do funcionário no trabalho exerce grande influência no desempenho deste – e, por consequência, no desempenho da empresa como um todo.
Mormente, insta pontuar que a Teoria dos Dois Fatores explica a satisfação do funcionário no trabalho como sendo o resultado da combinação dos fatores higiênicos e fatores motivacionais. Nesse sentido, os fatores higiênicos são aqueles cuja presença no trabalho não gera satisfação no trabalhador e cuja ausência produz insatisfação. Os fatores motivacionais, por sua vez, obedecem a uma lógica oposta à dos higiênicos *lapso de escrita*. Destarte, percebe-se que o reconhecimento da importância desses dois fatores é fundamental para que toda empresa tenha uma boa gestão de pessoas.
Ademais, vale ressaltar que, como as relações sociais na modernidade são líquidas, as empresas têm cada vez mais encontrado dificuldades para construir vínculos longevos com seus funcionários. Diante disso, a necessidade de garantir a satisfação de seus trabalhadores se torna um elemento ainda mais premente para o sucesso das organizações. Assim, ao valorizar e qualificar os seus empregados, as empresas poderão ter em seu capital humano uma valiosa fonte de vantagens competitivas.
Infere-se, portanto, que a gestão de pessoas nas empresas precisa centrar esforços na satisfação dos funcionários no trabalho. Para isso, as empresas devem *lapso de escrita* a observância dos adequados fatores higiênicos (como bons salários, ambiente de trabalho saudável, treinamento) e motivacionais (planos de carreira, prêmios por bom desempenho e programas de capacitação continuada) aos seus funcionários, pois, assim, mantê-los-ão motivados e engajados em ajudar a elas na consecução seu objetivo de serem lucrativas no presente e no futuro.[/size]

Lendo isso, você acha que os três erros prejudicam muito a compreensão do texto? Eles têm o condão de fazer a nota da redação ficar abaixo de 70/100?
0
Avatar do usuário
Por Loloy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78368
Bom dia, @guilhermet !
1*Você tem bom domínio da gramática.
2* O tipo textual está bem adequado ao que se pede: dissertativo-argumentativo.
3*Conectivos bem encaixados.
4*Na minha humilde opinião, só nesses tópicos você leva metade dos pontos da redação.
5*Em relação aos erros, eu não vejo grande prejuízo.
6*Por fim, em relação aos argumentos, eu n entendo dessa área do tema, mas acho que você falou o suficiente para conseguir uns 140-160 pontos nessa competência.
0
Avatar do usuário
Por Loloy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78370
Como disse anteriormente, no meu ponto de vista, sua nota ficará acima de 70/100
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por Luanasthef
0 Respostas 
84 Exibições
por bisanca
0 Respostas 
61 Exibições
por Jeliell
0 Respostas 
50 Exibições
por laylaf
0 Respostas 
42 Exibições
por gmgbr
0 Respostas 
114 Exibições
por kauanega
0 Respostas 
56 Exibições
por kauanega
0 Respostas 
80 Exibições
por thaisc
0 Respostas 
172 Exibições
por cdcdcece0
3 Respostas 
205 Exibições
por euguilherme

Olá, pessoal. Alguém poderia corrigi[…]

Extinção de animais

A obra cinematográfica “Rio”, p[…]

John Locke, filósofo inglês, destaca […]

Golpes no mundo

Os golpes hoje em dia vêm crescendo a cada v[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM