Em primeiro plano, cabe ressaltar que o bullying na internet torna-se mais expressivo por conta da falta de acompanhamento de pais e responsáveis quanto ao comportamento dos filhos na internet. Nesse sentido, uma pesquisa de 2019 divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que 37% dos jovens brasileiros já foram vítimas de cyberbullying. Portanto, a presença de um adulto para monitorar o que o jovem faz na internet mostra-se essencial, tanto para ajudá-lo a lidar com a violência sofrida, se for uma vítima, quanto para corrigir os seus atos, se for um infrator. Dessa forma, haveria maior segurança no ambiente cibernético.
Ademais, a possibilidade de criação de perfis anônimos e falsos nas redes estimulam a problemática discutida. Como exemplo, o 3º episódio da 3ª temporada da série Black Mirror apresenta várias pessoas sendo obrigadas por um perfil anônimo a realizarem diversos desafios em troca de não terem dados pessoais, como vídeos íntimos, vazados publicamente. Desse modo, a liberdade de agir anonimamente na rede dá ao indivíduo a coragem de importunar, atormentar e agredir outras pessoas por trás de uma tela, com a certeza de que não será descoberta e punida. Logo, é evidente a necessidade de uma solução para o problema.
Assim, o bullying presente na rede virtual é um problema que deve ser enfrentado. Então, cabe ao Governo Federal, em parceria com plataformas de divulgação, como o YouTube, criar canais de denúncia e de apoio às vitimas de cyberbullying, por meio da própria internet para a disseminação desses canais, com o intuito de aumentar o combate aos que realizam tais práticas, bem como o acolhimento às vitimas. Além disso, as escolas, os criadores de conteúdo e os próprios usuários têm o papel de conscientizar os indivíduos quanto ao respeito ao próximo no meio virtual. Com isso, a segurança e a proteção dos usuários da internet serão garantidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.