Mormente, insta pontuar que a Teoria dos Dois Fatores explica a satisfação do funcionário no trabalho como sendo o resultado da combinação dos fatores higiênicos e fatores motivacionais. Nesse sentido, os fatores higiênicos são aqueles cuja presença no trabalho não gera satisfação no trabalhador e cuja ausência produz insatisfação. Os fatores ambientais, por sua vez, obedecem a uma lógica oposta à dos higiênico, ou seja, sua presença causa satisfação, mas sua ausência não leva à insatisfação do trabalhador. Destarte, percebe-se que o reconhecimento da importância desses dois fatores é fundamental para que toda empresa tenha uma boa gestão de pessoas.
Ademais, vale ressaltar que, como as relações sociais na modernidade são líquidas, as empresas têm cada vez mais encontrado dificuldades para construir vínculos longevos com seus funcionários. Diante disso, a necessidade de garantir a satisfação de seus trabalhadores se torna um elemento ainda mais premente para o sucesso das organizações. Assim, ao valorizar e qualificar os seus empregados, as empresas poderão ter em seu capital humano uma valiosa fonte de vantagens competitivas.
Infere-se, portanto, que a gestão de pessoas nas empresas precisa centrar esforços na satisfação dos funcionários no trabalho. Para isso, as empresas devem atentar-se para a observância dos adequados fatores higiênicos (como bons salários, ambiente de trabalho saudável, treinamento) e motivacionais (planos de carreira, prêmios por bom desempenho e programas de capacitação continuada) aos seus funcionários, pois, assim, mantê-los-ão motivados e engajados em ajudá-las na consecução seu objetivo de ser lucrativa no presente e no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.