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Por Aline234
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#78294
A música " Can you turn your Phone", do grupo sul-coreano BTS, além de retratar a falta de contato físico e emocional nas relações humanas devido às redes sociais, metaforiza a realidade contemporânea sobre as redes de comunicação como ativismo, visto que, assim como é descrito na letra da música, atos voluntários nas redes sociais é uma forma de satisfação pessoal de quem constrói uma falsa imagem de engajamento. Essa problemática tem origem na falta de humanização sobre as questões sociais que são objetificadas nas redes digitais. Nesse sentido, atuam agravando esse quadro não só a falta de empatia como também a falha educacional da sociedade.


Dessa forma, compreende-se que a educação pública falha gera a inaplicabilidade de ativismo digital. Isso ocorre porque existe a escassez de atividades que conscientize e oriente os jovens desde cedo as diferenças entre as atividades virtuais e presenciais. Em virtude disso, fica claro que os jovens não compreendem que ações solidárias ou democráticas não são algo passageiro e fluido como as redes sociais transmitem. Esse panorama, se recontextualiza, nas ideias do filósofo alemão Schopenhauer que compreende que os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que o cerca, isso ocorre porque a educação básica é deficitária e pouco prepara o cidadão para a realidade.



Além disso, o ciberativismo não encontra interação quando se existe a apatia social. De acordo com o sociólogo polonês Zygmut Bauman, a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para sí. Dessa forma, o ativismo digital é utilizado como um fator de boa imagem social, do que uma busca por fortalecimento das causas sociais e assim, as ações de reivindicações ou organizações de mobilizações não tem impacto efetivo contra aquilo que está em pauta na sociedade. Portanto, essa liquidez sobre as questões das redes sociais como meio de ativismo funciona como um forte empecilho para efetividade do ativismo digital.



Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma, é fundamental que as instituições escolares se responsabilize pela educação digital dos alunos com o intuito conscientizá-los de que as novas tecnologias são para torná-los mais críticos e ativos no corpo social. Isso pode ser feito pela abordagem da temática desde do ensino fundamental, de maneira lúdica e adaptada à faixa etária, contando com a capacitação prévia dos professores acerca dos novos meios de comunicação. Por meio, também, de palestras com profissionais das áreas da informática e sociólogos que expliquem como os alunos poderão utilizar as redes sociais e demonstrarem maior proatividade para solucionar as questões que assola a sociedade. Para assim, ser efetivada de forma prática o ativismo digital.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Aline234
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#78301
Minha redação*, desculpem o erro aí!!
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