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Por G10
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#78267
Não se trata de um desconhecido, e sim de um velho conhecido da população brasileira sabemos que cada vez mais a busca por alimentos industrializados aumenta. Devido a praticidade e facilidade principalmente de acesso muitas pessoas e principalmente os jovens consomem. Mas devemos refletir sobre o consumo desses alimentos pois futuramente pode desencadear inúmeros problemas de saúde.
Devido ao dia a dia apressado muitos cidadãos buscam por um alimento rápido e fácil e então entram em sena os alimentos industrializados, alimentos esses que na sua maioria não são devidamente equilibrados com nutrientes que um corpo necessita para seu desenvolvimento e bem estar.
É de conhecimento que as propagandas deixam esses produtos atraentes para assim o consumidor sentir - se a vontade para consumi-los, porém quem é mais fisgado é as crianças e adolescentes que sentem desejo instantâneo ao assistir.
Nota-se que a providência sejam tomadas em relação ao tema tratado pois é um assunto de extrema importância, o estado junto com a secretaria de saúde devem propor campanhas abordando sobre. E as escolas juntamente com as prefeituras e secretarias de desenvolvimentos devem realizar palestras e oficiais mostrando os malefeitos do consumo exagerado. Para que assim o futuro do país que é as juventude possa crescer saudável e consciente com a alimentação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Isabela0272
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#78308
Oi, @G10! Se não se importa, eu gostaria de tentar corrigir sua redação! Essa é a primeira vez que faço isso, então estou sujeita a erros. Também não sou especialista no assunto, mas vou tentar dar o meu melhor, espero que não se importe!

Texto em azul: trechos do seu texto.
Texto em itálico : minhas observações.

Os números indicam os trechos a serem analisados.

Introdução

(1)Não se trata de um desconhecido, e sim de um velho conhecido da população brasileira sabemos que cada vez mais a busca por alimentos industrializados aumenta(1).(2) Devido a praticidade e facilidade principalmente de acesso muitas pessoas e principalmente os jovens consomem(2).(3)Mas devemos refletir sobre o consumo desses alimentos pois futuramente pode desencadear inúmeros problemas de saúde(3).

(Só um detalhe, estou corrigindo pelo celular, e pode ser que por isso a separação de parágrafos do seu texto esteja um pouco bugada pra mim.)

(1) Gostei de como introduziu o texto, mas achei essa primeira frase confusa. Dá pra entender, mas é preciso ler algumas vezes. Se tirasse o "sabemos", fica bem melhor.

(2) Esse é um dos motivos que levam a população a consumir esses alimentos, certo? Acredito que ficaria melhor se você colocasse essa parte no final da introdução, na última frase, junto com o segundo motivo (na redação do ENEM, você precisa de ao menos dois argumentos pra sustentar seu ponto de vista).

3- Creio que esta frase ficaria melhor se viesse ANTES das frases 1 e 2.


Desenvolvimento

(4)Devido ao dia a dia apressado muitos cidadãos buscam por um alimento rápido e fácil e então entram em sena os alimentos industrializados(4),(5) alimentos esses que na sua maioria não são devidamente equilibrados com nutrientes que um corpo necessita para seu desenvolvimento e bem estar.(5)

4- É melhor começar a frase usando um conectivo;

Melhor colocar uma vírgula depois de "dia a dia apressado";

"Cena" é com C;

Falta algum dado que comprove o que você diz, como uma porcentagem de alguma pesquisa, por exemplo.

5- Gostei bastante dessa parte!


(6)É de conhecimento que as propagandas deixam esses produtos atraentes para assim o consumidor sentir-se a vontade para consumi-los(6), (7)porém quem é mais fisgado é as crianças e adolescentes que sentem desejo instantâneo ao assistir.(7)

6- Mais uma vez, melhor por um conectivo no começo da frase. O ENEM adora conectivos, É interessante tentar usar o máximo que puder.

"É de conhecimento" Conhecimento de quem? Meu? Seu? Geral?

Eu trocaria "Sentir-se a vontade para consumi-los" por "sentir-se estimulado/incentivado a consumi-los"

7- "Porém quem é mais fisgado é as crianças" Erro de concordância verbal. "Crianças e adolescentes" é plural, então o certo é "quem é mais fisgado são as crianças e adolescentes"

Eu adicionaria "sentem desejo instantâneo de comprar o produto ao assistir", acho que só "desejo instantâneo" fica meio "solto", sabe?



Conclusão

(8)Nota-se que a providência sejam tomadas em relação ao tema tratado pois é um assunto de extrema importância(8),(9)o estado junto com a secretaria de saúde devem propor campanhas abordando sobre(9). (10)E as escolas juntamente com as prefeituras e secretarias de desenvolvimentos devem realizar palestrar e oficiais mostrando os malefeitos do consumo exagerado(10). (11) Para assim o futuro do país que é a juventude possa crescer saudável e consciente com a alimentação(11).

8- O começo dessa frase não fez muito sentido.
Como esse é o começo da conclusão,
o ideal seria começar com algo do tipo "Com base no mencionado" "Em suma", "Em síntese", "Portanto", etc.
Preste mais atenção na concordância verbal, "a providência" é singular e "sejam" está no plural. O certo seria "as providências sejam tomadas".

9- "O Estado" não ficou muito claro, na minha opinião. Acho que "O Governo" ficaria melhor, ou somente "a secretaria de saúde".

"Campanhas abordando sobre." Ficaria melhor se depois de "sobre" você colocasse "o assunto/o tema/o mencionado", e, depois disso, uma vírgula conectando as frases 9 e 10 ao invés de ponto.

10- Isso pode ser só falta de conhecimento meu e se for peço desculpas, mas o que é uma "secretaria de desenvolvimento"?
Não entendi a parte de "oficiais" também. Não sei o que você quis dizer.

"Malefeitos" não existe. Acho que você quis dizer "malefícios"

11- De novo, acho que uma vírgula conectando as frases 10 e 11 fica melhor que um ponto.

Eu colocaria uma vírgula depois de "futuro do país" e depois de "juventude".

"Consciente sobre a alimentação" soa melhor, na minha opinião.



É isso... Espero que tenha ajudado!
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