Convém ressaltar, a princípio, que má influência midiática é fator determinante para permanência do problema. De acordo com Pierre Bordieu, aquilo que foi criado como instrumento de democratização, não pode ser convertida em mecanismo de opressão. Sob esse viés, é contundente afirmar que as mídias - Redes sócias - exercem influência nos padrões sociais e na vivência do indivíduo na sociedade. Nesse contexto, percebe-se a falta de consciência e responsabilidade dos usuários ao manusear os meios de comunicações, as quais transformam o ser humano em "bonequinho de exposição" tornando o seu direito a vida privada cada vez mais distantes. Assim, compreende-se que a falta de intervenção tanto governamental como social podem desencadear dilemas que cheguem a infligir a liberdade individual de escolha.
Além disso, outro ponto relevante é a negligência Estatal que encontra campo fértil na falta de investimento na conscientização social. Na obra "Cidadão de Papel", Gilberto Dimenstein defende que a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretizar na prática. Nesse contexto, percebe-se a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a redução da vulnerabilidade individual nas redes sócias, as quais são praticadas todas às vezes que o civil não consegue discernir entre o " On" e o "Off". Desse modo, os princípios jurídicos escritos não são efetivos o suficiente para atender as necessidades dos usuários.
Logos, medidas estratégicas são necessárias para alternar esse cenário. Dessa forma, é fundamental que ONG's em parceria com as Instituições escolares, utilizem os meios midiáticos como propagadores de projetos educacionais voltado para conscientização dos usuários da tecnologia da informação, a partir de campanhas de debates e palestras nas próprias redes sócias sobre o senso crítico na utilização da rede de comunicação, administradas por psicólogos e sociólogos e também a produção de eventos beneficentes que propaguem diversos meios alternativos para o indivíduo interagir nas redes sócias sem se expor de forma abusiva, sendo assim coordenada por profissionais da área de jornalismo, redes de comunicação e direito. Para assim, ser garantida de forma prática a liberdade individual descrito por Pierre.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.