Em primeiro lugar, é nítido realçar que muitos cidadãos brasileiros são assolados pelo desemprego. Segundo o G1, portal de notícias, cerca de 14,8 milhões de brasileiros não possuem emprego formal. Nesse cenário, muitos indivíduos optam por trabalhar de modo informal ou como MEI (Micro-Empreendedor Individual). Entretanto, ambas as formas são abusivas ao prestador de serviços, pois as leis vigentes, imutáveis por governos omissos, não o protege de más condições profissionais.
Em segundo lugar, a falta de habilidade governamental para atualizar as leis, de acordo com a atualização das relações entre empregador e empregado, é a principal causa da exploração trabalhista na sociedade moderna. Nesse contexto, é válido observar que o Estado não se preocupa com entregadores de comida ou motoristas de aplicativo que trabalham mais que 8 horas sem receber um salário mínimo, tampouco em fiscalizar quaisquer tipos de relações trabalhistas, o que gera uma grande lacuna nos direitos de certos provedores de serviço.
Logo, tendo em vista que a realidade deve ser mudada, é necessário que o Estado, responsável por garantir os direitos constitucionais aos cidadãos, por meio de um projeto de lei, imponha um determinado salário mínimo por hora trabalhada que a empresa deve pagar ao MEI ou ao trabalhador informal. Dessa maneira, os trabalhadores terão seus direitos garantidos por lei, e o Brasil deixará de se assemelhar à Inglaterra do século XVIII.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.