De tal forma, é notório a escassez de vagas em faculdades para negros, principalmente pobres, já que não tem a verba necessária para o custo do curso. A esse repeito, desde o período colonial os afrodescendente vem sofrendo a exclusão da sociedade, forçados a serem inferiores e com menor poder perante a nação. Segundo o site, Agência Brasil, o número de negros matriculados teve um grande aumento em 2019, em vista dos anos anteriores, chegando a 38,15%. Nesse contexto, mesmo que maiores alternativas sejam criados, ainda é desigual o número de beneficiados em relação ao restante da população.
Ademais, o descompromisso do governo potencializa essa problemática. A cerca disso, Mahatma Gandhi, pontua que "Temos de nos tornar a mudança que queremos ver", assim fica claro a necessidade de uma mudança no contexto das oportunidades oferecidas para esse grupo. De acordo com o Ministério da Educação, as cotas raciais foram criadas para favorecer pessoas negras, pardas ou indígenas, e garanti-los vagas em instituições públicas ou privadas, mas não é realmente isso o que acontece. Logo, o governo deve comentar sobre o assunto, trazendo soluções.
Dessa forma, medidas devem aclarar esse cenário. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação - órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação - em parceria com o Governo Federal criem projetos com maiores vagas para negros nas universidades, sendo divulgados por meio das mídias televisivas e alcançando o nível nacional, com o intuito de que mais cidadãos tenham acesso a ensino e informação. Além disso, o governo deve estar presente nas iniciativas, e dar fim a sua constante ausência, para que os bolsistas tenham total confiança. Enfim, o corpo civil será educado e a inclusão de maiores cotas raciais se fará presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada