Em primeira análise, cabe pontuar que a atuação diminuta do Poder Público acerca de políticas para estimular a doação é uma conduta negligente para com a população. Desse modo, conforme o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e deve ser garantida pelo Estado. Sob esse viés, denota-se que tal premissa é fundamental para proporcionar a qualidade de vida da sociedade, no entanto, não é completamente viabilizada aos sujeitos aos sujeitos que necessitam de um novo órgão ou tecido, uma vez que a falta transmissão de informação sobre o processo e a estrutura hospitalar insuficiente para realizá-lo são fatores que fomentam a permanência de pessoas na espera pela transplantação por anos. Com efeito, essas falhas existentes devido a indiligência em relação ao investimento em recursos tanto para que ocorra o procedimento quanto para que sua seriedade e urgência sejam entendidas, provocam a aflição de inúmeros pacientes.
Em segunda análise, vale ressaltar que a inexistência de uma vasta rede de doadores prejudica a frequência de execução das cirurgias. Dessa forma, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a modernidade é marcada pelo individualismo do sujeito, o qual dissocia-se da noção de coletividade e solidariedade. À visto disso, apreende-se que esse aspecto é perceptível na realidade nacional, dado que grande parte dos cidadãos assumem posições contrárias à transferência de partes do corpo humano impelidos por tabus e crenças ilógicas, mesmo compreendendo sua importância para o receptor. Assim sendo, essas preconcepções – como a de que a morte encefálica não é válida e é revertível – devem ser desmistificadas para que vidas tenham oportunidade de continuar.
Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter esses entraves. Portanto, urge que o Ministério da Educação elabore uma campanha para ampliação do banco de doadores, por meio de núcleos de assistência distribuídos os centros urbanos e periféricos, os quais visar a orientação sobre a necessidade e as circunstâncias para efetivação da operação, oferecer declaração imediata da condição de concessor, além de divulgação de informativos na mídia, a fim de que o elencado na Magna Carta seja cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.