Primeiramente, vale salientar a falta de fiscalização e punição mais severa aos infratores que cometem crimes ambientais, como atear fogo em matas e florestas. Além disso, os fatores climáticos também contribuem para o agravamento da situação, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos da América no verão, período onde se registram elevados índices de incêndios e queimadas florestais.
Ademais, tal problemática gera consequências drásticas, agravando a saúde da população e provocando a morte de animais. Isso prejudica a fauna e pode causar a extinção de espécies e de ecossistemas. Um exemplo recente foi o incêndio de grande proporção ocorrido no Pantanal em 2020, que provocou a morte de animais que escaparam das chamas, enquanto outros ficaram feridos e foram resgatados.
Logo, diante do exposto acima, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente contrate profissionais especializados para atuar na fiscalização e punição dos infratores, além de criar projetos que visem à detecção e ao monitoramento de incêndios e queimadas. As instituições escolares devem fazer campanhas de conscientização e promover debates, a fim de alertar os estudantes sobre a importância deste assunto. Somente assim, é possível solucionar tal problemática e assegurar o que está contido na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.