Primordialmente, faz-se relevante destacar que altos índices de inadimplência se relacionam com pouco esclarecimento do indivíduo no momento da compra. Acerca disso, de acordo com o Serasa – banco de dados privados – mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados atualmente. Sendo assim, é possível inferir que, muitas vezes, os hábitos de consumo não estão alinhados ao faturamento. Logo, é primordial que seja exercitada a “paralaxe”. Tal conceito, firmado pelo filósofo contemporâneo Slavoj Zizek, define a capacidade de encontrar novas perspectivas para interpretar a vida. Em suma, somente munidos de saberes oriundos da educação financeira, poder-se-á alterar os hábitos de consumos do corpo civil, uma vez que a população se tornará mais consciente do seu poder de compra.
Sob essa ótica, um novo senso de realidade só poderá repercutir em mudanças comportamentais se implementado junto à democratização da educação financeira. Nesse ínterim, Paulo Freire, patrono da educação brasileira, salienta a necessidade de implementação de “Educação produtiva” nas escolas. Sob essa ótica, é preciso inserir nas grades curriculares das escolas conceitos práticos que permitirão ao indivíduo conquistar autonomia em sua vida para além dos muros do colégio. Com base nisso, a educação financeira, por proporcionar mudanças de hábitos de consumo destrutivos, é um desses saberes produtivos que permitirão aos brasileiros ações que os permitam se livrar das limitações na qualidade de vida que um endividamento pode causar.
Portanto, diante do exposto, objetivando potencializar o alcance da educação financeira e de suas contribuições para a comunidade, é mister o engajamento do Ministério da Educação, responsável pela construção social de criticidade, em consonância com suas secretarias, na promoção de disseminação desse saber nas escolas. Tal ação deve ser viabilizada por meio de projeto de lei a ser aprovado na Câmara dos Deputados, de modo a alterar as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo nela a impressibilidade de implementar educação financeira em todas es escolas nacionais, públicas ou privadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.