Em primeiro plano, para ser sociável em meio ao século XXI, é preciso que o indivíduo possa ler, escrever, ouvir e interagir com outras pessoas. E para isso a literacia familiar, tem um papel de extrema importância, reduzindo analfabetismo funcional, também incentivando e culturalizando o hábito de leitura e criando momentos e memórias culturais com os responsáveis pelo aprendizado.
Em segundo plano, conforme o artigo 205 da Constituição Federal, " a educação é direito de todos, e dever do estado e da família", Por esse aspecto, foram criados alguns projetos que pudessem inserir e divulgar a literacia, como por exemplo, "O conta pra mim", do Ministério da educação. Porém, a pouca divulgação dos mesmos, gera uma desinformação por parte da população.
Contudo, a literacia familiar é um fator inclusivo de extrema importância na sociedade brasileira. Porém, é indispensável que o ministério das Comunicações possa divulgar, por meio dos serviços de Telecomunicações, como: rádios e canais de televisão abertos ao público, e também juntamente com o MEC, disponibilizando e incentivando a criação de bibliotecas móveis, através do PNLD ( O Programa Nacional de Livros e do Material Didático), assim, possibilitando que todos os cidadãos consigam desfrutar educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.