Em primeiro plano, deve-se perceber que pessoas com essa categoria de doença são desacreditadas e ignoradas, em maioria, e terminam tendo de lidas sozinhas o que, fatalmente, é resolvido da pior forma. Segundo os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui 5,8% da população com depressão e ficou em primeiro dos países com mais pessoas com ansiedade. Desse modo, entender e estar ao lado dessas pessoas é fundamental.
Concomitantemente a isso, a influência das mídias sociais é fator crucial, seja através de “soluções”, seja por divulgações de uma vida “perfeita” em troca de curtidas. Como disse Ernesto Sabato, romancista argentino: “Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança”; nessa perspectiva, aquele que acredita, se torna vítima da ilusão.
Logo, é imprescindível que, diante dos argumentos expostos, a mídia produza e execute campanhas de apoio às pessoas com problemas mentais, utilizando das redes sociais, corretamente, para que, por fim, conscientizem as demais instituições sociais sobre a veracidade desse problema. Assim, felizmente, o número de pessoas com essas doenças diminuirão e teremos uma sociedade mentalmente saudável.
Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.