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Por biaaaaaaa
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#78091
A cultura do cancelamento surgiu no ambiente virtual, inicialmente, como uma forma de boicotar, responsabilizar e promover o diálogo acerca de atitudes preconceituosas cometidas por marcas ou pessoas públicas, como por exemplo o ocorrido com a autora da saga Harry Potter, JK Rowling, que reproduziu falas transfóbicas no seu perfil em uma rede social e foi cancelada. Contudo, tal atitude se tornou um verdadeiro ‘linchamento virtual’, em que não há espaço para o diálogo e ressocialização. Nesse sentido, cabe analisar as causas e consequências desse revés, para se chegar a possíveis soluções.
Em primeira análise, cabe destacar que a falta de regulamentação efetiva do ambiente virtual abre espaço para que muitos discursos de ódios disfarçados de cancelamento aconteçam. Um exemplo de tal afirmação é o ocorrido com a rapper Karol Conká durante a edição do BBB 21, reality show da TV Globo, que passou a receber comentários racistas nas redes sociais depois de ter sido cancelada por atitudes dentro do programa. Nesse sentido, apesar do caráter recriminatório passível de penas de atitudes racistas, no ambiente virtual a punição e fiscalização dessas ações não ocorre de maneira efetiva, fazendo com que o meio digital se torne ‘terra sem lei’.
Ademais, vale ressaltar a consequente supressão do diálogo nessa cultura do cancelamento. Nesse sentido, é importante citar como o debate e a discussão eram de extrema importância na sociedade democrática Ateniense ,nos tempos antigos, para se chegar a resolução de impasses. Contudo, observa-se a falta dessa atitude no ambiente virtual quando se trata do cancelamento, uma vez que esse movimento se transformou numa forma de ‘apagar’ as pessoas e seus erros e não debater e ensinar sobre o problema dessas certas atitudes preconceituosas. Desse modo, faz-se notória a contradição existente nessas ações, pois o que surgiu como forma de responsabilizar e informar sobre erros de pessoas e/ou marcas acabou por ser uma forma de supressão do debate.
Portanto, diante dos fatos supramencionados, infere-se a necessidade de medidas que atenuem essa problemática. Nesse sentido, cabe ao Ministério da justiça e Segurança pública - por ter como competência a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais - mediante investimento exclusivo destinado a esse projeto, a criação de uma força tarefa especializada no combate de incitações e discursos de cunho violento presentes nas redes sociais como o Twitter, com o objetivo de responsabilizar e punir atitudes preconceituosas presentes no ambiente virtual. Além disso, cabe às instituições escolares, promover debates e diálogos entre seus alunos, para que os mesmos aprendam a importância de tal atitude numa sociedade democrática. Desse modo, espera-se atenuar as consequências da cultura do cancelamento na sociedade brasileira atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Bia2201
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#78166
biaaaaaaa escreveu:@eurodrigo
@anasilva1
@Bia2201
@3m1ly
@Gi69

oie gente algum de vcs pode corrigir minha redação? quem puder eu agradeço desde já e qualquer coisa pode pedir minha ajuda :D :D
Desculpe, mas não possuo aptidão para correção... Acredito haver muito ainda para eu aprender para, por fim, poder corrigir a redação de alguém. Mas agradeço! Bjs <3

Caloura de Pedagogia - UFRJ <3

Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma! :D
0
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Por anasilva1
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#78811
Olá @biaaaaaaa. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


A cultura do cancelamento surgiu no ambiente virtual, inicialmente, como uma forma de boicotar, responsabilizar e promover o diálogo acerca de atitudes preconceituosas cometidas por marcas ou pessoas públicas, como por exemplo3 o ocorrido com a autora da saga Harry Potter, JK Rowling, que reproduziu falas transfóbicas no seu perfil em uma rede social e foi 7cancelada. Contudo, tal atitude se tornou um verdadeiro ‘linchamento virtual’, em que não há espaço para o diálogo e ressocialização. Nesse sentido, cabe analisar as causas e consequências desse revés, para se chegar a possíveis soluções.

➤ Por se tratar de um neologismo, cancelada deve ser escrito entre aspas
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


5Em primeira análise, cabe destacar que a falta de regulamentação efetiva do ambiente virtual abre espaço para que muitos discursos de ódios disfarçados de cancelamento aconteçam. Um exemplo de tal afirmação é o ocorrido com a rapper Karol Conká durante a edição do BBB 21, 7reality show da TV Globo, que passou a receber comentários racistas nas redes sociais depois de ter sido 7cancelada por atitudes dentro do programa. Nesse sentido, apesar do caráter recriminatório passível de penas de atitudes racistas, no ambiente virtual a punição e fiscalização dessas ações não ocorre de maneira efetiva, fazendo com que o meio digital se torne ‘terra sem lei’.

➤ Termos fora da Língua Portuguesa devem ser escritos entre aspas
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Ademais, vale ressaltar a consequente supressão do diálogo nessa cultura do cancelamento. Nesse sentido, é importante citar como o debate e a discussão eram de extrema importância na sociedade democrática Ateniense ,nos tempos antigos, para se chegar a resolução de impasses. Contudo, observa-se a falta dessa atitude no ambiente virtual quando se trata do cancelamento, uma vez que esse movimento se transformou numa forma de ‘apagar’ as pessoas e seus erros 6e não debater e ensinar sobre o problema dessas certas atitudes preconceituosas. Desse modo, faz-se notória a contradição existente nessas ações, pois o que surgiu como forma de responsabilizar e informar sobre erros de pessoas e/ou marcas acabou por ser uma forma de supressão do debate.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Portanto, diante dos fatos supramencionados, infere-se a necessidade de medidas que atenuem essa problemática. Nesse sentido, cabe ao Ministério da justiça e Segurança pública - por ter como competência a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais - mediante investimento exclusivo destinado a esse projeto, a criação de uma força tarefa especializada no combate de incitações e discursos de cunho violento presentes nas redes sociais como o 7Twitter, com o objetivo de responsabilizar e punir atitudes preconceituosas presentes no ambiente virtual. Além disso, cabe às instituições escolares, promover debates e diálogos entre seus alunos, para que os mesmos aprendam a importância de tal atitude numa sociedade democrática. Desse modo, espera-se atenuar as consequências da cultura do cancelamento na sociedade brasileira atual.

➤ Termos fora da Língua Portuguesa devem ser escritos entre aspas
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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