Em primeira análise, cabe destacar que a falta de regulamentação efetiva do ambiente virtual abre espaço para que muitos discursos de ódios disfarçados de cancelamento aconteçam. Um exemplo de tal afirmação é o ocorrido com a rapper Karol Conká durante a edição do BBB 21, reality show da TV Globo, que passou a receber comentários racistas nas redes sociais depois de ter sido cancelada por atitudes dentro do programa. Nesse sentido, apesar do caráter recriminatório passível de penas de atitudes racistas, no ambiente virtual a punição e fiscalização dessas ações não ocorre de maneira efetiva, fazendo com que o meio digital se torne ‘terra sem lei’.
Ademais, vale ressaltar a consequente supressão do diálogo nessa cultura do cancelamento. Nesse sentido, é importante citar como o debate e a discussão eram de extrema importância na sociedade democrática Ateniense ,nos tempos antigos, para se chegar a resolução de impasses. Contudo, observa-se a falta dessa atitude no ambiente virtual quando se trata do cancelamento, uma vez que esse movimento se transformou numa forma de ‘apagar’ as pessoas e seus erros e não debater e ensinar sobre o problema dessas certas atitudes preconceituosas. Desse modo, faz-se notória a contradição existente nessas ações, pois o que surgiu como forma de responsabilizar e informar sobre erros de pessoas e/ou marcas acabou por ser uma forma de supressão do debate.
Portanto, diante dos fatos supramencionados, infere-se a necessidade de medidas que atenuem essa problemática. Nesse sentido, cabe ao Ministério da justiça e Segurança pública - por ter como competência a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais - mediante investimento exclusivo destinado a esse projeto, a criação de uma força tarefa especializada no combate de incitações e discursos de cunho violento presentes nas redes sociais como o Twitter, com o objetivo de responsabilizar e punir atitudes preconceituosas presentes no ambiente virtual. Além disso, cabe às instituições escolares, promover debates e diálogos entre seus alunos, para que os mesmos aprendam a importância de tal atitude numa sociedade democrática. Desse modo, espera-se atenuar as consequências da cultura do cancelamento na sociedade brasileira atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.