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Por Ashryvere
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#78074
No livro "Flores para Algernon", do autor Daniel Keyes, nos é apresentado o protagonista Charlie Gordon, que nasceu com um grave retardo mental. Na obra, devido à sua condição, Charlie é constantemente atacado pelos colegas de trabalho e excluído pelos membros familiares. Fora da ficção, ao se observar o caráter estigmatizado com relação às doenças mentais no Brasil, nota-se que a obra não está tão distante da realidade. Dessa forma, pode-se afirmar que a negligência governamental e a ignorância por parte dos membros da sociedade garantem um agrave ao problema.

Primordialmente, é necessário citar que a falta de interesse por parte do Estado infere negativamente no combate a problemática. Segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, no texto "As cidadanias mutiladas", a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, na medida em que os direitos são universais e desfrutados por todos os cidadãos. Nessa perspectiva, o direito à saúde deve ser mediado à todos os membros do corpo social, porém, tendo em vista a marginalização sofrida pelos que buscam tratamento gratuito e de direito constitucional para doenças mentais, nota-se que essa norma é excludente. Para tanto, o aumento dessas doenças em contraste às precárias condições de manutenção de hospitais públicos especializados é um fator que eleva negativamente o problema.

Ademais, a ignorância por parte da população em relação as causas e aos tratamentos de patologias do gênero agravam a situação. De acordo com os iluministas Diderot e D'Alambert, autores da enciclopédia, é fundamental o combate à alienação dos cidadãos, garantindo, assim, aos mesmos, sua efetiva liberdade. Segundo essa linha de raciocínio, assegurar que as pessoas conheçam as doenças mentais, seus estigmas relacionados, assim como seus efeitos e tratamentos, é de suma importância para o combate à imperícia dos mesmos. Dessa forma, ao se conhecer a realidade do outro, situações que acabam por criar obstáculos ao tratamento e reabilitação do indivíduo ou impedimentos à sua autonomia, por exemplo, serão menos frequentes na sociedade.

Portanto, urge que o Poder Público trace medidas eficientes para combater o impasse. Assim sendo, o Estado deve promover a criação de uma nova matéria nas escolas onde os alunos, juntamente com professores especializados no assunto, debatam sobre saúde mental e aprendam, através de livros didáticos voltados para a pauta em questão, sobre temas antes estigmatizados, para que possam, assim, fortalecer o senso de comunidade e as relações de bem-estar social. Dessa forma, situações como as descritas na obra de Daniel Keyes, não serão um realidade no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Ashryvere
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#78076
Oi, gente, tudo bem?
Gostaria primeiro de me desculpar pelo incômodo, é minha primeira vez usando a plataforma, vou me adaptar aos poucos. Seria de grande ajuda se pudessem corrigir a minha redação.

@anasilva1 @aparecida123 @Anne24 @Marcel29 @Bia2201 @3m1ly

Agradeço muito
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