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Por Cesar87
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#78039
O tratamento de esgotos, lixões e o fornecimento de água limpa e potável constituem uma importante ferramenta profilática que previnem zoonoses como a dengue e a leishmaniose, além de diminuir a disseminação de doenças com uma boa higiene. No entanto, muitos países subdesenvolvidos enfrentam problemas econômicos e políticos graves que deixam o saneamento básico e a educação em último plano. Sendo assim, é importante o investimento global no saneamento básico por meio de acordos ambientais entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos que assegurem a preservação do meio ambiente em troca de investimentos e parcerias internacionais que auxiliem na mitigação desses problemas.
Nesse sentido, insta pontuar a colaboração de países com políticas ecológicas como a Alemanha e a França na promoção do saneamento básico em países subdesenvolvidos. Em contrapartida, os países beneficiados devem preservar o meio ambiente executando uma fiscalização rígida do desmatamento, além do controle de queimadas por meio dos seus institutos de proteção ao meio ambiente.
Ademais, a presença de intelectuais que sejam referência na área da ecologia para criação de políticas em parceria com o ministério da educação MEC também é indispensável para mudança de consciência ambiental da população
Para promoção do saneamento básico são necessárias não somente políticas, mas condições econômicas que permitam que elas ocorram. Diante disso, é fundamental uma parceria internacional para que os países subdesenvolvidos e emergentes consigam pôr essas medidas em prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Fortes
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#78083
Olá, Cesar. A sua redação está bastante desconexa e incoerente em relação aos critérios exigidos pelo ENEM, o que acaba reduzindo, drasticamente, as suas notas nas competências de avaliação. Por isso, amigo, é preciso que você estude, com largueza, a estrutura da dissertação argumentativa que é cobrada no vestibular ansiado. Aqui estão algumas recomendações de aulas maravilhosas ministradas pela professora Jana Rabelo:




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Por Cesar87
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#78086
@eurodrigo Obrigado pela avaliação. Sinto que minha maior dificuldade é saber o que escrever na redação. Como posso aumentar meu repertório agressivamente -de preferência um coringa para o ENEM- em pouco tempo? Sou muito atrasado e me tornei um leitor só em uma idade muito avançada.
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Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#78090
Cesar87 escreveu:@eurodrigo Obrigado pela avaliação. Sinto que minha maior dificuldade é saber o que escrever na redação. Como posso aumentar meu repertório agressivamente -de preferência um coringa para o ENEM- em pouco tempo? Sou muito atrasado e me tornei um leitor só em uma idade muito avançada.
Cesar, digo sempre aos estudantes que repertório é identidade. Isso quer dizer que, durante toda a sua vida, diversos conteúdos firmaram-se na sua memória e, até hoje, permanecem intactos. Porém, é claro que isso não é algo de fácil entendimento, até porque, se fosse, não teríamos várias redações sendo avaliadas com pontuações abaixo dos 700.

Algo bastante importante, mano, que você deve ter em mente, é a não desvalorização dos seus conhecimentos. É preciso desmistificar que as únicas referências que podem ser usadas como embasamento teórico são aquelas filosóficas, sociológicas ou referentes a outras áreas incríveis, mas um tanto quanto superestimadas. Use o que você sabe! Mas, você sabe alguma coisa? Essa é a questão que deve trabalhar. Consuma! Busque saber! Atente-se às novidades! Todos têm uma área de preferência e é ela que vai te ajudar a conquistar o seu objetivo. Curte séries? Filmes? Animes? Cultura POP? Astrofísica? Músicas? Idade Média? Política? Alguma coisa? Então! Aproveite isso.

Ah, e assista aos vídeos que te indiquei. Você não vai se arrepender. ;)

Por fim, para não falar que eu só filosofei, aqui estão alguns repertórios "coringa" que recomendo o estudo. Mas, lembre-se, estes não são os únicos. Ok?

> Teoria do Contrato Social do filósofo e contratualista John Locke (relações públicas; Estado; legislação; bem-estar social)
> O famoso livro "Modernidade Líquida" do Zygmunt Bauman (relações modernas; tecnologia; redes sociais; isolamento social; preconceitos)
> Djamila Ribeiro - filósofa brasileira - com a sua defesa da informação metodológica (silenciamento dos veículos informativos; ignorância social)
> Karl Marx e a luta de classes na lógica capitalista (capitalismo; consumismo; alienação; manipulação)
> Milton Santos e a sua teoria da "Globalização como fábula" (desigualdade socioespacial; pobreza; segregação econômica)

Bons estudos! :D

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