Primeiramente, a sociedade compra com excesso onde trás uma grande produção sem freio de lixo, demorando muitos anos para se decompor. As propagandas apresentadas nas mídias são altamente influenciáveis aos cidadãos, pois elas apresentam pessoas satisfeitas com o produto adquirido o que nem sempre acontece em nossa realidade.
O importante sociólogo, Karl Marx, abordou o "fetichismo da mercadoria". Segundo ele, em uma sociedade capitalista, o produto sempre irá adquirir um prestígio social ao seu comprador. Essa é a exata situação vivida pelos brasileiros, não importa seu caráter e sim seus bens.
Portanto, o Ministério do Meio Ambiente poderia criar propagandas para conscientizar o grave problema do lixo em nosso planeta, e incentivando o brasileiro a comprar pela qualidade e necessidade. O Ministério da Educação deveria investir na educação financeira auxiliando seus estudantes a perceberem a necessidade de comprar algo, ajudando também a impor limites no desejo de consumir qualquer produto visto em comerciais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada