A princípio, o Estado é peça fundamental para entender esse quadro. Em consonância com o filósofo inglês Thomas Hobbes, o governo de um país é o garantidor dos direitos de sua população, ou seja, é dever dos governantes amparar a população em suas necessidades sociais básicas. Nessa perspectiva, ao ignorar os anseios de pessoas idosas, o Estado não cumpre seu papel e, consequentemente, causa a essa parte da população brasileira a diminuição da qualidade de vida, da proteção que o seguro social público oferece e a invisibilidade perante à sociedade. Desse modo, a população idosa fica desamparada e não tem a quem recorrer.
Outrossim, deve-se ressaltar que parte dos brasileiros não dá o devido valor às pessoas idosas. De acordo com o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, os indivíduos, na sociedade moderna, preferem o bem pessoal em detrimento do bem coletivo. Nesse sentido, esses cidadãos, por não se interessarem pelas necessidades alheias, menosprezam essas pessoas, o que leva a maus tratos, desamparo por parte de familiares e o abandono. Dessa forma, é necessário que as pessoas reavaliam suas prioridades com o intuito de não causarem mal a quem deve ser garantida a proteção.
Evidencia-se, portanto, que garantir os direitos do idoso é dever de todos. Para tanto, o Poder Executivo Federal, aplicador das leis que regem o Estado, deve executar políticas que garantam a proteção dessas pessoas em todas as situações supracitadas, fornecendo-as seus direitos garantidos por lei. Além disso, a Secretaria Especial de Comunicação Social tem de veicular propagandas educativas com o propósito de conscientizar a população do respeito que se deve ter pela maior idade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.