Inicialmente é válido ressaltar que a livre manifestação do pensamento, hoje, tem sido usada para difundir o exclusivismo. Isso ocorre porque as pessoas estão mais focadas em seus interesses, alienadas ao meio em que vivem. O historiador Leandro Karnal, em entrevista, mencionou que estamos vivendo em meio a surdez seletiva, nos expressamos, mas não estamos dispostos a ouvir a opinião do outro.
Outro aspecto, porém, é o fato de uma parte da população Brasileira, dissentir o verdadeiro significado da liberdade de expressão e usar desse artifício para pregar mensagens de ódio, principalmente na Internet, visto que muitos acreditam que seja uma "terra" sem lei. A revista Despertai de 1996, menciona em matéria que a humanidade está esquecendo qual era o objetivo principal da luta pela liberdade de expressão, estão beirando a libertinagem, sem o respeito e moral.
Portanto, conforme abordado, os verdadeiros limites da liberdade de expressão merece reflexão. Para que haja a compreensão desse contexto, a sociedade precisa dar atenção tanto ao modo como se vive diante da livre manifestação do pensamento, quanto a maneira que a usamos, visto que somente assim seremos cidadãos melhores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.