Atualmente, percebe-se que os casos de queimadas têm sido corriqueiros no país, não só em áreas de grande vegetação mas também em áreas urbanas. Tal fato reduz o índice de umidade no ar, que tem como uma das consequências a falta dos rios voadores -- massas de ar que ajudam a acarretar na chuva. Dessa forma, além de proporcionar danos no meio ambiente, as queimadas ainda alteram os fatores climáticos e, consequentemente, fatores hídricos.
Ademais, pode-se associar a crise hídrica à má gestão de água no Brasil. Apesar de possuir boa parte da água do mundo o país sofre ao longo de anos com falta de abastecimento devido a distribuições desproporcionais às regiões do país com base no número de habitantes; à exemplo da região sudeste que passa frequentemente por fortes racionamentos. Nesse sentido, o modo como as autoridades de um país administra a demanda e oferta de água, juntamente com o tratamento da mesma, afeta diretamente na existência de possíveis crises hídricas.
Depreende-se que as crises hídricas são prejudiciais para todos e, a fim de que se evite, é preciso que haja por parte do Ministério do Meio Ambiente ações efetivas para a preservação de vegetações e florestas, além de um eficaz remanejamento da distribuição de água por parte do Governo Federal. Promovendo o acesso à água de toda população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.