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Por Brunaholi
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No livro "Vida de Droga" de Walcyr Carrasco, retrata uma adolescente que por estar passando por momentos complicados em sua vida, começa a fumar. Analogamente, no Brasil muitos jovens passam pela mesma situação de tabagismo. Então, são impulsionadores do problema a ausência governamental e a negligência familiar.

Em primeira análise, vê - se a falta de políticas públicas como agente ativo desse problema. Sob esse viés, há a carência de debate sobre esse tema nas escolas, atitude que poderia conscientizar os adolescentes e permitir que eles se abrissem com os professores e procurassem ajuda psicológica e médica. No entanto, tal sistema ainda não é implantado, fazendo com que mais jovens escondam o que há por trás desse vício.

Ademais, vê se a carência de apoio familiar no combate desse empecilho. Nesse contexto, muitas vezes o jovem passa por algum problema emocional, como retratado na música "Y no puedo olvidarte" da banda mexicana RBD, na qual a pessoa recorre ao cigarro como meio de "fugir" da realidade. Dessa maneira, ela não obtém apoio da família, que trata o impasse com desdém, não dando importância, pois não buscam manter um bom relacionamento e interesse na resolução do problema. Dessa forma, continua atrapalhando a resolução do impasse.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o imbróglio. Dessa forma, o Ministério da Saúde e da Educação - órgãos em conjunto que auxiliam na questão emocional e na prevenção da problemática - devem criar campanhas nas escolas para debater sobre o tabagismo na qual mostrarão as causas, consequências e a importância de contar com a ajuda de um profissional ou educador em sua recuperação, a fim de mitigar os males trazidos pelo empecilho. Apenas, dessa maneira, será possível ter menos pessoas com vício em tabagismo, como retratada na obra de Walcyr Carrasco.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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