Em primeira análise, vê - se a falta de políticas públicas como agente ativo desse problema. Sob esse viés, há a carência de debate sobre esse tema nas escolas, atitude que poderia conscientizar os adolescentes e permitir que eles se abrissem com os professores e procurassem ajuda psicológica e médica. No entanto, tal sistema ainda não é implantado, fazendo com que mais jovens escondam o que há por trás desse vício.
Ademais, vê se a carência de apoio familiar no combate desse empecilho. Nesse contexto, muitas vezes o jovem passa por algum problema emocional, como retratado na música "Y no puedo olvidarte" da banda mexicana RBD, na qual a pessoa recorre ao cigarro como meio de "fugir" da realidade. Dessa maneira, ela não obtém apoio da família, que trata o impasse com desdém, não dando importância, pois não buscam manter um bom relacionamento e interesse na resolução do problema. Dessa forma, continua atrapalhando a resolução do impasse.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o imbróglio. Dessa forma, o Ministério da Saúde e da Educação - órgãos em conjunto que auxiliam na questão emocional e na prevenção da problemática - devem criar campanhas nas escolas para debater sobre o tabagismo na qual mostrarão as causas, consequências e a importância de contar com a ajuda de um profissional ou educador em sua recuperação, a fim de mitigar os males trazidos pelo empecilho. Apenas, dessa maneira, será possível ter menos pessoas com vício em tabagismo, como retratada na obra de Walcyr Carrasco.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada