Em primeiro lugar, a passividade governamental se configura para a continuidade das relações de vínculo empregatício injustas na modernidade. Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau- contractualista francês-, é dever do estado garantir a liberdade e os direitos dos homens. Contundo, essa visão não se relaciona com a atual realidade, pois, no panorama brasileiro os direitos trabalhistas não se aplicam ao cotidiano. Logo, o silenciamento estatal e não cumprimento da lei corroboram para a questão.
Outrossim, a posição econômica de alguns membros da sociedade se mostra como agente perpetuador para a fragilidade da classe trabalhadora . Para Karl Marx-economista e filósofo alemão-, o proletário, coletivo de trabalhadores assalariados, está sujeito à burguesia, que por sua vez, através da posse dos meios de produção explora de seus subordinados. Destarte, alguns empregados ocupam um lugar de submissão no mercado de trabalho, onde, muita das vezes, leva-se ao preenchimento de postos de trabalhos insalubres. Assim, a falta de políticas públicas compromete-se em conservar o quadro atual.
Portanto, medidas devem ser tomadas para acabar com a exploração trabalhista no mundo contemporâneo. Para o Poder Legislativo Brasileiro-órgão responsabilizado pelas elaborações de leis e fiscalização do Poder Executivo- urge a implementação de leis que defendam o trabalhador em situação de vulnerabilidade, por meio de um plesbicito nacional, levando à condições de emprego mais justas na atualidade. Dessa forma, a teoria contractualista de Rousseau será aplicada na contemporaneidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.