Em uma primeira análise, deve-se ressaltar, que o aumento excessivo de peso, tem como fator inicial quando os pais não atribuem limites de telas aos filhos, deixando de lado brincadeiras que ajudariam no desenvolvimento motor e racional dos infantes, como também, uma alimentação regular. Todavia, também podem ser mencionados como fatores a ansiedade que se faz presente em uma grande porcentagem da sociedade e a praticidade da vida moderna, em que basta dá um clique para obter um lanche do Mcdonald, abandonando a prática de exercícios físicos. Logo, aquele começa a sofrer “bullying” por sua aparência, até excluir-se da sociedade ficando suscetível a depressão.
Adaptando a ideia de modernidade líquida de Zygmunt Bauman a essa situação o indivíduo acaba comendo em excesso para suprir um prazer imediato e esquecer problemas, porém, acaba prejudicando a si próprio com essa falta de controle. Contudo, a obesidade pode estar relacionada com uma situação genética rara, na qual, o ganho é maior que o gasto. Esta causa uma deficiência no metabolismo basal do paciente levando-o ao sobrepeso. Estudo da organização nacional de saúde mostram que pelo menos 15% da população possui essa síndrome e 85% podem vir a desenvolvê-la.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater essas problemáticas. Para isso é imprescindível que as famílias, por intermédio de uma orientação profissional de saúde qualificada, possam habilitar uma alimentação qualificada e um tempo limite de tela aos seus filhos na infância, afim que esses possam crescer com consciência de uma vida saudável limitando a esses de uma vida isolada causada pela exclusão social. Ademais, as mídias tentarem convencer a sociedade através de comerciais abordando o assunto com suas problemáticas, para convencer a população a aceitar aqueles diferentes dos padrões e assim diminuir o preconceito, como mencionado no artigo 5 da constituição federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada