Avatar do usuário
Por EuDavila
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77686
Zygmunt Bauman defende que “não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva nos caminhos para a valorização da mulher na ciência, que perpetua-se ainda em uma desvalorização dessa minoria na execução de projetos científicos integralmente.Então, deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema: a falta de representatividade e a influência da mentalidade social
Dessa forma, em primeira análise, a lacuna na representatividade é um desafio presente no problema. Para Rupi Kaur, “a representatividade é vital”. Porém, há um hiato absurdo na representação das mulheres no campo científico, visto que embora elas alcancem conquistas grandes na área da ciência, no entanto seu reconhecimento ainda é limitado nos veículos de informações e por vezes isso leva a um quadro de preconceito. Assim, é preciso que a representatividade seja vista como algo vital.
Em paralelo, a mentalidade social é um entrave no que tange ao problema. Chimamanda Adichie defende que “a cultura não faz as pessoas; as pessoas fazem a cultura”. Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre a questão do papel da mulher na ciência , visto que ainda se mantém um estereótipo em torno de sua função na sociedade influenciada por valores patriarcais que dificultam sua valorização. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a construção social desejada.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, a fim de atualizar a mentalidade social sobre a valorização da mulher no meio científico. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por grandes perfis do Instagram para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de representatividade presente no problema. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como defendeu Bauman.

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
9 Respostas 
723 Exibições
por Lauany25
Visibilidade da mulher na ciência
por Rhainny    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Rhainny
Visibilidade da mulher na ciência
por Rhainny    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por Rhainny
0 Respostas 
1125 Exibições
por IsadoraCris
0 Respostas 
111 Exibições
por Milyz
0 Respostas 
75 Exibições
por marianabez
1 Respostas 
58 Exibições
por oliveiraabna
O Papel da CiÊncia no Mundo ContemporÂneo
por Esgthrr    - In: Outros temas
0 Respostas 
240 Exibições
por Esgthrr
0 Respostas 
327 Exibições
por Lurian07
fake news na ciência
por thalitaasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
34 Exibições
por thalitaasc
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM