Primeiramente a falta de empatia hoje em dia vem se tornando mais comum na sociedade brasileira e mundial, muitas pessoas não conseguem aceitar o diferente e com isso acabam disseminando ódio por todos os lados, em outras palavras podem encaixar a falta de empatia com o racismo.
O Brasil é considerado um dos países mais empático ficando com a posição de 51°, ficando atrás apenas da Venezuela, República Tcheca e Polônia - segundo o estudo da Universidade de Michigan. Podemos dizer que Brasil passa uma falsa imagem de país feliz e acolhedor, já que historicamente falando a falta de empatia vem passando de geração a geração, por exemplo, o abandono de idosos por seus familiares.
Portanto, para reverter a falta de empatia, os governantes e a sociedade poderiam fazer campanhas que falam sobre amor e respeito ao próximo, isso causaria um impacto maior em algumas pessoas assim fazendo com que elas coloquem a mão na consciência e comecem a pensar em suas atitudes. Assim como o filme citado "O Milagre da cela 7" podemos finalizar dizendo que ter empatia é se colocar no lugar do outro, é saber ouvir o que o outro tem a dizer, é compreender os problemas e as emoções do próximo. Além disso, para praticar a empatia as pessoas geralmente têm que acabar com o egoísmo e o preconceito e começar a distribuir mais amor ao próximo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.