Mormente, vale pontuar que a pobreza corrobora o revés. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, no Brasil haviam 13,7 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza extrema. Uma consequência disso é o fato de muitos jovens precisarem abandonar os estudos para ajudarem a pagar as despesas de suas famílias. Essa conjuntura, favorece a desigualdade educacional, já que, por isso, muitos jovens de baixa renda não conseguem ingressar na faculdade, que, apesar de facilitar a conquista de um emprego, se torna elitizada. Assim, fica nítida a necessidade de mudar essa situação.
Ademais, a gestação na adolescência fomenta a problemática. Segundo o portal G.1, ela um gera ciclo de pobreza, posto que as meninas que engravidam cedo, geralmente, são de baixa renda e ao terem filhos precisam sustentá-los. Com efeito, elas desistem dos estudos para trabalhar e seus filhos no futuro, provavelmente, também terão de fazer o mesmo, perpetuando o impasse. Logo, prevenir a gravidez antecipada é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e evitar a evasão escolar.
Destarte, urge que o Ministério da Educação - responsável por políticas voltadas à educação na nação verde-amarela - obrigue a educação sexual nas escolas desde o final do Ensino Fundamental I, por meio da inserção desta no componente curricular da disciplina de Ciências da natureza, a fim de precaver a prenhez na juventude. Outrossim, auxiliar financeiramente estudantes de baixa renda, para que haja interrupção do ciclo de pobreza é de suma importância. Somente assim, o problema da evasão escolar será mitigado e a educação garantida, como prevê a Constituição Cidadã.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.