É relevante abordar, primeiramente, a ausência de medidas governamentais que visem um maior favorecimento em alguns municípios de baixa renda na região Sul do Brasil. Temos como exemplo, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, vítima da escassez de água – submetendo muitos bairros à rodízios frequentes –; Enquanto que outros municípios dessa mesma região, usufrui desse direito como o saneamento básico.
A educação também tem se tornado alvo quando se trata de desigualdade, pois a constante atividade de greve em algumas redes de ensino, desfavorecem e a atrasam o tempo de aprendizagem necessário.
Visto isso, é evidente o desacordo que existe entre o que é assegurado pela Constituição – onde o artigo 5° defende o direito a igualdade –, e a realidade do País, uma vez que o Estado não desempenha a função de igualar os direitos entre os municípios.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, o Governo Federal, em ação conjunta com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Rural, estabeleça o igualitarismo entre os municípios, por meio de fiscalização no cumprimento de leis que visem igualar os serviços essenciais às regiões. Assim, a justiça em todo o ângulo brasileiro, será apartada da ameaça à injustiça cometida a determinados lugares, tal como afirma o pastor Luther King.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.