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Por HevellynCris
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#77527
Tendo como referência a fala do pastor e ativista político Martin Luther King, "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte". Sob esse viés, é notório a presença de tal artefato na sociedade brasileira. As desigualdades entre as regiões do Brasil tem se agravado nesses últimos anos, devido a maior atenção em melhorias de serviços essenciais para alguns municípios, enquanto outros expandem seus níveis de carência e pobreza, tais como: a educação e o saneamento básico. Vista essa complexidade, faz-se inadiável a análise dos parâmetros que contribuem com esse cenário.

É relevante abordar, primeiramente, a ausência de medidas governamentais que visem um maior favorecimento em alguns municípios de baixa renda na região Sul do Brasil. Temos como exemplo, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, vítima da escassez de água – submetendo muitos bairros à rodízios frequentes –; Enquanto que outros municípios dessa mesma região, usufrui desse direito como o saneamento básico.
A educação também tem se tornado alvo quando se trata de desigualdade, pois a constante atividade de greve em algumas redes de ensino, desfavorecem e a atrasam o tempo de aprendizagem necessário.

Visto isso, é evidente o desacordo que existe entre o que é assegurado pela Constituição – onde o artigo 5° defende o direito a igualdade –, e a realidade do País, uma vez que o Estado não desempenha a função de igualar os direitos entre os municípios.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, o Governo Federal, em ação conjunta com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Rural, estabeleça o igualitarismo entre os municípios, por meio de fiscalização no cumprimento de leis que visem igualar os serviços essenciais às regiões. Assim, a justiça em todo o ângulo brasileiro, será apartada da ameaça à injustiça cometida a determinados lugares, tal como afirma o pastor Luther King.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por HevellynCris
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#77594
Olá, @Anne24 !

Gostaria de entender mais sobre a sua correção dada ao meu texto. Onde errei, e onde eu poderia acertar na próxima vez?

Utilizei a forma dissertativa-argumentativa, selecionando perfeitamente as ideias antes de levá -las ao ponto final. No entanto, esta foi parte de umas das Competências pela qual eu tirei a pontuação mais baixa.

Por favor, peço que se possível, me fale brevemente os porquês.

Novamente agradeço pela sua disposição, @Anne24 .
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Por Anne24
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#77608
Oi @HevellynCris

Tudo bom?? Olha, eu não sou expert em redação, é só minha opinião, se não concordar, desconsidera.

Competência 1: Algumas palavras foram escritas de forma errada, porém não vou opinar muito aqui pois não sou muito boa nessa parte ok?

Competência 2: Aqui, você citou a frase de Martin Luther King como repertório, mas não relacionou ao tema da redação: Como a injustiça citada por King se relaciona com a desigualdade?

Competência 3: Seu texto ficou um pouco desorganizado porque: há 3 parágrafos no desenvolvimento - sem problemas-, o 1° você quase não se aprofundou no seu argumento, apenas citou que a ausência de medidas governamentais é um problema, não especificou porque e nem como ela se relaciona com o tema. No 2° você fala sobre educação porém tem o mesmo problema do 1°, não explicou porque as greves nas redes de ensino aumenta as desigualdades, e o 3° é um repertório solto dentro da redação, você citou a Constituição mas não apresentou argumentos.

Competência 4: Seu texto está totalmente desconectado, você praticamente não usou conectivos no início dos períodos, e isso prejudica a coerência de sua redação.
DICA: Tem várias tabelas com conectivos, é só pesquisar, eles são divididos em vários: Adição, Adversidade, Explicação, Conclusão,etc.

Competência 5 : Agente: ✔
Ação:✔
Meio/Modo:✔
Finalidade:❌
Detalhamento:❌




É isso. Me perdoe qualquer coisa. E boa tarde! 😊
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