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Por lidiajesus
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#77328
Na década de 1970, uma ação errônea e injusta da polícia estadunidense transformou Angela Davis em um símbolo da luta contra o racismo. Os anos se passaram mas a prática desse preconceito ainda persiste atualmente, inclusive na sociedade brasileira, onde faltam medidas a serem tomadas para reverter esse caso.

Essa persistênsia da prática do racismo no Brasil é mais visível quando acontece algo mais drástico como um assassinato - ocorrido geralmente contra mulheres negras, se tratando de feminicídio - ou ainda quando há uma agressão não verbal como ocorrido com Neymar: o jogador brasileiro foi chamado de macaco por um jogador branco de outro time com o qual jogava uma partida de futebol, na França.

Além disso, vigora o preconceito racial oculto onde a vítima (geralmente negra) é barrada na entrada de estabelecimentos públicos e acusada injustamente de ter saqueado algo, apenas por ela ter uma cor que os racistas consideram inferior à deles. Outros ainda sofrem com o bullying, não contam o que passam a ninguém e, consequentemente, podem entrar em depressão ou, no pior dos casos, à pratica do suicídio.

Logo, vê-se que a persistência do racismo na sociedade brasileira precisa ser revertida e acabada. Os governos federal, estadual e municipal devem investir mais na criação de leis que punam os racistas com indenizações e até mesmo na prisão dos mesmos. A população também pode praticar ações de conscientização visando o bem das vítimas. São ações como essas que podem mudar o Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por gabizavan
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#77474
Sua construção do texto está interessante, vou ressaltar algumas ideias que me passaram o texto e algumas coisas que eu acharia bacana se você tivesse colocado. Lembrando que não sou especialista da área tá hahaha pode refutar qualquer ponto se achar necessário!!

"Na década de 1970, uma ação errônea e injusta da polícia estadunidense transformou Angela Davis em um símbolo da luta contra o racismo. Os anos se passaram mas a prática desse preconceito ainda persiste atualmente, inclusive na sociedade brasileira, onde faltam medidas a serem tomadas para reverter esse caso."
A citação inicial é muito boa mas para quem está lendo não consegue entender porquê ela se tornou um símbolo da luta, seria legal descrever brevemente o que aconteceu. Seria legal você colocar uma definição de racismo depois da citação também. No final da introdução você pode colocar as duas problemáticas que você vai tratar durante o texto, bem curto mesmo, como: "violência contra pessoas negras incentivadas pelo preconceito à cor da pele" e "dificuldades na denuncia de atos racistas" por exemplo.

Essa persistênsia da prática do racismo no Brasil é mais visível quando acontece algo mais drástico como um assassinato - ocorrido geralmente contra mulheres negras, se tratando de feminicídio - ou ainda quando há uma agressão não verbal como ocorrido com Neymar: o jogador brasileiro foi chamado de macaco por um jogador branco de outro time com o qual jogava uma partida de futebol, na França.
Além disso, vigora o preconceito racial oculto onde a vítima (geralmente negra) é barrada na entrada de estabelecimentos públicos e acusada injustamente de ter saqueado algo, apenas por ela ter uma cor que os racistas consideram inferior à deles. Outros ainda sofrem com o bullying, não contam o que passam a ninguém e, consequentemente, podem entrar em depressão ou, no pior dos casos, à pratica do suicídio.
As duas problemáticas que você colocar na introdução é o que vai ser trabalhado em cada parágrafo. Da forma que você escreveu dá a impressão que está tratando do mesmo problema de formas diferentes. É bacana você sempre trabalhar a problemática com início, meio e fim, assim como na introdução. Uma dica é: antes de você escrever você coloca no papel todas as problemáticas que consegue pensar sobre esse assunto, o que gera esse problema e como pode resolver. Normalmente vai ter vários problemas com a mesma fonte e a mesma forma de resolver, aí você escolhe o que se sente mais confortável para escrever.

Logo, vê-se que a persistência do racismo na sociedade brasileira precisa ser revertida e acabada. Os governos federal, estadual e municipal devem investir mais na criação de leis que punam os racistas com indenizações e até mesmo na prisão dos mesmos. A população também pode praticar ações de conscientização visando o bem das vítimas. São ações como essas que podem mudar o Brasil.
Você começa bem a introdução. O melhor seria citar um órgão mais específico para a solução, do jeito como você colocou ficou muito avulso a forma de solucionar. Eu aconselho sempre a usar o sistema educacional, todos os problemas podem ser resolvidos por isso. Poderia dizer "É preciso que o Ministério da Educação adicione à Base Curricular Nacional conteúdos que abordem a definição de racismo e seu contexto histórico na sociedade. É imprescindivel , também, que o sistema judiciário seja precionado à envolver seus agentes em programas sociais, com o objetivo de criar um senso de empatia e responsabilidade". Essas duas soluções que coloquei é baseado nas duas problemáticas que coloquei no comentário da introdução. É importante que a solução resolva todos os problemas que você trouxe no texto. A forma como você fechou o texto é muito boa também. Uma dica que aprendi foi a retomar a citação do início, demostra que você estava pensando na estrutura como um todo.

Espero que ajude!! :D
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Por lidiajesus
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#77504
Obrigado, @gabizavan !
Gostei muito das dicas; vou usá-las nas próximas redações que eu fizer
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