Nesse viés, é importante deliberar sobre como a supressão de estratégias complementares, no acolhimento feminino, são um problema crítico. Sob essa lógica, ao observar as estruturas das relações sociais e as ideologias patriarcais do Brasil Colônia, no século XXI, os homens tinham controle sobre suas esposas e eram permitidos de assassiná-las em caso de adultério. Nesse sentido, os resquícios atrelados às ideias de honra masculina e aos papéis sociais delimitados a cada gênero, como manter a mulher restrita ao trabalho doméstico, moldaram um Brasil atual no qual muitas destas tornaram-se dependentes economicamente de seus parceiros. Logo, tal situação, unida à fragilidade financeira gerada pela pandemia, impediu que várias esposas terminassem com seus agressores, sendo inadmissível a falta de auxílio para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, o conflituoso acesso às leis, responsáveis pela segurança da mulher, potencializa a persistência do impasse. Diante disso, existe a lei Maria da Penha, sancionada em 2006, na qual cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra mulher. Porém, vê-se uma contrariedade desta lei com a dificuldade de denunciar esses casos no isolamento social, já que se tornou ainda mais arriscado concretizar uma queixa estando sobre o supervisionamento constante da presença de seus agressores em um ambiente hostil–suas próprias residências. Assim, é possível entender como a triste falta de investimento na legislação, que facilite o processo de denúncia, contribui para o fortalecimento de outros acontecimentos trágicos.
Portanto, é fundamental que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) crie uma plataforma, por meio de recursos digitais, que faça campanhas responsáveis por buscar medidas complementares de doações e recursos, como alimentos e oportunidades de trabalho, para as mulheres em situação de violência doméstica na pandemia, a fim de proporcionar uma oportunidade de melhores condições de vida. Ademais, urge que o Estado, mediante o Ligue 180 —serviço de orientação na denúncia— crie novos métodos de relatar essa agressão, com botões específicos nos aparelhos de celulares para as queixas, assim cumprindo com sua garantia de prevenir e coibir essa violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.