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Por Gael2202
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#76529
A urbanização do Brasil teve início no período colonial, em que a região sudeste se privilegiou com a produção de café e a mineração de ouro, além da transferência da capital do país para o Rio de Janeiro. Consequentemente, ocorreu a desigualdade entre as regiões do Brasil, decorrente da falta de investimentos para o amplo desenvolvimento do país. Vale salientar, que os principais desafios para combater tal problemática seja, não só o desinteresse governamental, mas também a desinformação da população.
Em primeira análise, vale ressaltar que o desinteresse governamental em garantir o desenvolvimento do país relaciona-se com a exploração de terras. Essa prerrogativa pode ser observada pela migração regional em busca de empregos, pois conforme o IBGE, milhares de brasileiros migram para outros estados em busca de oportunidades. Visto que o uso de verbas para criação de vagas salariais, melhora educacional e segurança, são utilizados no extrativismo e agropecuária advinda dos recursos naturais dessas regiões.
Ademais, a desinformação da população impede que a sociedade se conscientize acerca das desigualdades regionais. Segundo o escritor Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação, sendo este um tema recorrente de suas obras. Percebe-se assim, que a ação popular é o único caminho para mudar os estigmas sociais. Para isso, o investimento na educação política e econômica é um caminho para reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.
Destarte tais exposições, faz-se imperiosa o combate ao desinteresse governamental e a desinformação para reduzir a desigualdade regionais. Para isso, cabe o ministério da educação introduzir aulas sobre atualidades e debates sociais nas escolas do ensino médio e fundamental. Dessa forma, o senso crítico da sociedade pressionaria o governo a investir na redução das desigualdades entre as regiões do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por HevellynCris
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#77498
Opa! @Gael2202 , tudo bem?

Aqui vai a minha correção para você:

O seu texto está bom, e como pode notar através das vistas pedagógicas, apresenta poucos erros gramaticais, ou falta de compreensão ao tema proposto. :roll:

Primeiramente, ao meu ponto de vista sobre sua redação, percebi que a tese defendida com base no tema foi a "falta de investimentos para o desenvolvimento do País", como impulsionador das desigualdades entre as regiões do nosso Estado.

Acredito que, não só isso pode ser ressaltado para um tema como este, mas há também muitos outros fatores que contribuem com esse cenário, o que faltou ser acrescentado como segunda argumentação, a partir do seu desenvolvimento.

O texto apresenta pouquíssimo repertório sociocultural, o que é fundamental para enriquecer a redação, e mostrar para o corretor que você não está sozinho na sua afirmação/negação sobre a tese.

(Eu sugiro que você busque observar e compreender atentamente algumas citações curtas de vários tipos, tais como filosófica, histórica, sociológica, política ou até mesmo dados científicos/matemáticos.) :geek:

Dica: Use e abuse de conectivos, estes encorpam qualquer texto, e também ocupa um pedacinho da linha quando não temos tantas palavras para argumentar. :lol:

Quanto a Proposta de Intervenção: Vale lembrar que a proposta faz parte da Competência 5, e tem para ela, 200 pontos de avaliação. Ou seja, esse é o momento do texto onde você precisa indicar quem são os agentes e como irão solucionar a problemática. No entanto, pude perceber que você fugiu um pouco desse contexto, apontando somente o Ministério da Educação como principal agente, e tendo como ação, introduzir aulas e debates nas escolas.

Pergunto: Como isso pode solucionar a desigualdade entre as regiões no Brasil? :?:

Não hesite em inserir mais de um agente para resolver o problema, e em como poderá fazer isso por meio de ações que tragam a solução. Também não esqueça de dizer como essa ação poderá ser feita, ou seja, quais serão os recursos utilizados para isso.

Dica preciosa: Sempre que se referir aos agentes, utilize letras maiúsculas, pois se tratam de nomes próprios. :o

Problemas com pontuação: Vírgula.

No mais, é isso! Espero que tenha absorvido essas dicas sobre a sua redação, e se inspirado a tentar novamente. :idea:

Ei, não fique aí esperando dias para uma correção, basta você marcar um @(perfil de alguém) ao final da sua redação, antes de enviar.

Eu estarei disposta a ajudar sempre que precisar! :)
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Por mariaclaraaz
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#77499
Decretada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a população o direito à educação e ao bem estar social. Conquanto, a ausência de políticas públicas de inclusão eficazes aos desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil impossibilitar que certa parcela dessa população desfrute desse direito universal - na prática. Nessa perspectiva, essas adversidades devem ser superadas rapidamente para que uma coletividade justa seja conquistada. Em primeiro plano, é importante salientar que o poeta brasileiro Hideralgo Montenegro afirma que " o papel do Estado é promover a Justiça e a eliminação de toda forma de exploração e desigualdade". O Estado foi criado através de um "Pacto Social" que visava a seguridade dos direitos civis. Tal teoria, entretanto não ocorre na prática, portanto, isso vai contra o papel do governo. Nessa lógica, é imperativo que intervenções sejam realizadas para resolver a problemática. Portanto, cabe ao estado criar ações para a busca de um tratamento, clínicas de reabilitação e conscientização dos cidadãos, por meio de verbas do ministério d! Economia, com o intuito de resolver os desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil. Além disso, é necessário que a sociedade seja integrada de seus direitos para que possa lutar contra as mazelas sociais. Dessa forma, o problema discutido será intermediado no Brasil.
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Por mariaclaraaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77501
Decretada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a população o direito à educação e ao bem estar social. Conquanto, a ausência de políticas públicas de inclusão eficazes aos desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil impossibilitar que certa parcela dessa população desfrute desse direito universal - na prática. Nessa perspectiva, essas adversidades devem ser superadas rapidamente para que uma coletividade justa seja conquistada. Em primeiro plano, é importante salientar que o poeta brasileiro Hideralgo Montenegro afirma que " o papel do Estado é promover a Justiça e a eliminação de toda forma de exploração e desigualdade". O Estado foi criado através de um "Pacto Social" que visava a seguridade dos direitos civis. Tal teoria, entretanto não ocorre na prática, portanto, isso vai contra o papel do governo. Nessa lógica, é imperativo que intervenções sejam realizadas para resolver a problemática. Portanto, cabe ao estado criar ações para a busca de um tratamento, clínicas de reabilitação e conscientização dos cidadãos, por meio de verbas do ministério d! Economia, com o intuito de resolver os desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil. Além disso, é necessário que a sociedade seja integrada de seus direitos para que possa lutar contra as mazelas sociais. Dessa forma, o problema discutido será intermediado no Brasil.
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