Em primeira análise, vale ressaltar que o desinteresse governamental em garantir o desenvolvimento do país relaciona-se com a exploração de terras. Essa prerrogativa pode ser observada pela migração regional em busca de empregos, pois conforme o IBGE, milhares de brasileiros migram para outros estados em busca de oportunidades. Visto que o uso de verbas para criação de vagas salariais, melhora educacional e segurança, são utilizados no extrativismo e agropecuária advinda dos recursos naturais dessas regiões.
Ademais, a desinformação da população impede que a sociedade se conscientize acerca das desigualdades regionais. Segundo o escritor Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação, sendo este um tema recorrente de suas obras. Percebe-se assim, que a ação popular é o único caminho para mudar os estigmas sociais. Para isso, o investimento na educação política e econômica é um caminho para reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.
Destarte tais exposições, faz-se imperiosa o combate ao desinteresse governamental e a desinformação para reduzir a desigualdade regionais. Para isso, cabe o ministério da educação introduzir aulas sobre atualidades e debates sociais nas escolas do ensino médio e fundamental. Dessa forma, o senso crítico da sociedade pressionaria o governo a investir na redução das desigualdades entre as regiões do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.