Em primeira análise, vale ressaltar, que o tabu envolto das doenças mentais é resultado da desinformação presente em toda a história. Comparando-se a idade média, em que os portadores de doenças mentais eram perseguidos por apresentarem comportamentos incomuns que a medicina da época não conseguia explicar, a sociedade brasileira não demonstra avanços para resolver o problema. Pois, hodiernamente, o preconceito e a discriminação continuam afetando a vida de milhões de pessoas, podendo inclusive, resultar na piora de seus quadros clínicos. Dessa forma, faz-se imperiosa a conscientização da sociedade para impedir que a desinformação perpetue os estigmas associados às doenças mentais.
Ademais, a falta de políticas públicas, principalmente na área da saúde, impede que as doenças mentais possam ser tratadas de maneira eficiente. Segundo a constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, o acesso á saúde é inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não se mostra verdadeira, visto que o SUS não possui estrutura necessária para atender aqueles que necessitam de psicólogos e psiquiatras. Não obstante, o custo de remédios é deveras elevado, deixando a população de classe baixa em condições de subsistência já que o tratamento de doenças mentais é contínuo. Assim, combatendo os estigmas acerca das doenças mentais a sociedade perceberá a necessidade de lutar pelo bem-estar dos portadores de psicopatologias.
Destarte tais exposições, é perceptível como a conscientização da sociedade torna-se um caminho para combater os estigmas associados às doenças mentais. Para isso, o ministério da saúde, por intermédio das instituições de ensino, deverão criar palestras que visem a educação de jovens sobre a importância de preservar a saúde mental. Pois, segundo o filósofo Pitágoras, ao educar as crianças evita-se o castigo dos homens. Mostrando que o preconceito e a discriminação podem ser combatidos pela educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada