Sob esse contexto, é importante salientar a influência que as notícias falsas exercem sobre a nação, visto que a disseminação delas modificam opiniões da população civil organizada, entretanto por não serem verídicas ocasionam desconhecimento. Além disso, a ausência de punição para aqueles que criam esses materiais, os põem em uma posição de conforto. Mesmo que sejam produções cativantes, é preciso aplicar o conceito “As três peneiras” do filósofo Sócrates, o qual diz que se não for verdade e nem útil, esse assunto não permite o bem a sociedade, assim deve ser esquecido. Destarte, elas têm o poder de mudar o posicionamento de um país e apenas os cidadãos podem impedi.
Ademais, vale ressaltar a desvalorização da imprensa nacional, pois, em decorrência das “Fake News", ela é tratada como um monolítico que altera fatos antes de compartilhá-lo, essa troca de caráter, faz com que profissionais da área sejam vítimas de ataques físicos e a moral por anônimos e celebridades para apagar suas composições, por não existir concordância entre eles. Dessa maneira, desrespeitam a Constituição Federal de 1988, em que fala que todos tem o direito de expressar sua colocação sobre determinado assunto e a sociedade deve respeitar sua escolha. Concluía-se, que a temática é um risco à liberdade de expressão.
Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para o problema discorrido. Isto posto, cabe ao Poder Legislativo adicionar à legislação leis que combatam as “Fakes News", por meio da adoção de softwares “big data analytics", a fim de punir os responsáveis. Essa ferramenta analisa e processa as informações legitimas da rede. A partir dessas atitudes espera-se paulatinamente acabar com boatos ilegítimos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.