Avatar do usuário
Por And
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77422
Na série "Antypical", o protagonista "Sam" se sente deslocado na escolha de qual carreira seguir e que decisão tomar. Fora da ficção, não é diferente para muitos jovens, visto que, atualmente, há muitos dilemas na escolha profissional. Isso ocorre tanto pela supressão de informações, quanto pela negligencia governamental.

Diante disso, é importante frisar que a falta de informações sobre mercado de trabalho é um fator motivador desse problema, pois, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), em torno de 59% dos estudantes desistiram dos cursos no Brasil. Isso acontece porque há a supressão de informação para os estudantes do ensino médio e, consequentemente, muitos começam cursos sem saber se irão gostar ou se adaptar. Diante do exposto, saídas precisam ser encontradas para que jovens tenham mais acesso e isso não seja mais uma adversidade.

Ademais, pontuar a negligência governamental como impulsionadora desse impasse é de suma importância, já que, o Governo restringe ajuda e apoio ao estudantes, logo, se sentem incapazes e acabam escolhendo um "rumo" no qual não se encaixam. Além disso, a máxima de Hegel que diz: "O estado é o pai da população e tem o dever de cuidar dos seus filhos", não vem sendo cumprida, visto que, a própria decisão de alguém sobre seu futuro não é valorizada. Posto isto, medidas são necessárias para acabar com essa contrariedade.

Portanto, cabe ao Governo Federal, criar um projeto chamado "Decidindo meu futuro", por meio de filiações com escolas públicas e privadas, buscando dar visibilidade ao assunto e oferecer toda e qualquer informação sobre escolha profissional e mercado de trabalho. Para que assim, todos possam desfrutar de suas escolhas e não se sentirem como o protagonista de "Antypical".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por And
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77447
@Jaque13 @hel0oooo
@Anne24

Oiiii! Espero que estejam bem!!😊
Poderiam corrigir minha redação?
Obrigada desde já❤beijoss
0
Avatar do usuário
Por And
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78374
@vanussa @Deivid16

Oiii! Espero que estejam bem!!
Poderiam corrigir minha redação?
Agradeço desde já ❤
0
Avatar do usuário
Por nicolas2003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78417
Opa, tudo bem?
Eu só queria comentar que eu li sua redação, e achei que você está em um ótimo caminho! Principalmente o vocabulário e a coesão presentes no texto, meus parabéns!!!
Por mais que eu não seja muito experiente para corrigir sua redação, quero apenas dar uma ideia que, em minha visão, pode melhorar sua redação. Sua conclusão pode ficar mais rica se, além de responder os pontos importantes para gabaritar essa competência (agente, ação, detalhamento, etc), você trouxesse a última frase do penúltimo parágrafo para a conclusão, ficando algo assim:

" Posto isto, medidas são necessárias para acabar com essa contrariedade. Assim, cabe ao Governo Federal, juntamente com os governos estaduais, formular projetos, por meio de filiações com escolas públicas e privadas, que auxiliem de maneira interativa os jovens e adolescentes, buscando dar visibilidade ao assunto e oferecer toda e qualquer informação sobre escolha profissional e mercado de trabalho. Para que assim, todos possam desfrutar de suas escolhas e não se sentirem como o protagonista de "Antypical".

Foi só uma ideia de como normalmente eu encerro os meus textos. Espero que tenha ajudado, siga firme que vc vai conseguir :D
0
Avatar do usuário
Por nicolas2003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78451
And escreveu:@nicolas2003 oiii
Muitoo obrigada pela dica!!❤


D nadaaaaa, boa sorte no vestibular esse ano!!!
0
Avatar do usuário
Por And
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79462
@anaclaradll oiii❤ tudo bem??
Poderia corrigir minha redação?

No seu tempo! Obrigada desde já❤❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por Debss
0 Respostas 
94 Exibições
por Annapin
0 Respostas 
63 Exibições
por Carneiro06
1 Respostas 
145 Exibições
por rodriguees29
1 Respostas 
89 Exibições
por William2024
0 Respostas 
333 Exibições
por jaqueline454
0 Respostas 
330 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
172 Exibições
por Amandabarros
1 Respostas 
752 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
693 Exibições
por Iagototy

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM