Diante disso, é importante frisar que a falta de informações sobre mercado de trabalho é um fator motivador desse problema, pois, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), em torno de 59% dos estudantes desistiram dos cursos no Brasil. Isso acontece porque há a supressão de informação para os estudantes do ensino médio e, consequentemente, muitos começam cursos sem saber se irão gostar ou se adaptar. Diante do exposto, saídas precisam ser encontradas para que jovens tenham mais acesso e isso não seja mais uma adversidade.
Ademais, pontuar a negligência governamental como impulsionadora desse impasse é de suma importância, já que, o Governo restringe ajuda e apoio ao estudantes, logo, se sentem incapazes e acabam escolhendo um "rumo" no qual não se encaixam. Além disso, a máxima de Hegel que diz: "O estado é o pai da população e tem o dever de cuidar dos seus filhos", não vem sendo cumprida, visto que, a própria decisão de alguém sobre seu futuro não é valorizada. Posto isto, medidas são necessárias para acabar com essa contrariedade.
Portanto, cabe ao Governo Federal, criar um projeto chamado "Decidindo meu futuro", por meio de filiações com escolas públicas e privadas, buscando dar visibilidade ao assunto e oferecer toda e qualquer informação sobre escolha profissional e mercado de trabalho. Para que assim, todos possam desfrutar de suas escolhas e não se sentirem como o protagonista de "Antypical".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.