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Por MMD21
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O artigo 5°, da Constituição Federal de 1989, defende os direitos plenos de qualquer cidadão. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desses direitos na questão da liberdade de expressão, o que além de grave, é um problema inconstitucional. Nesse sentido no que tange à questão desse tema, configura-se uma deficiência sobre saber diferenciar liberdade de expressão, de discursos violentos, principalmente quando se referem as instituições democráticas brasileiras.

Convém ressaltar, a princípio, que a cultura do "cancelamento" principalmente no que diz respeito as questões políticas, é um fator determinante para os discursos violentos. De acordo com o filósofo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do fato: as pessoas que não tem acesso à informação séria e embasamento sobre assuntos políticos ou qualquer outro tema, tem a visão limitada, o que dificulta e enfraquece o propósito da liberdade de expressão.

Outro ponto relevante, nessa temática, são as "FakeNews". Usadas predominantemente nas redes sociais com diferentes finalidades, porém nesse contexto, a principal delas é ludibriar e distorcer a realidade dos fatos, dos leitores. Isso gera falsas interpretações perante um fato, ocasionando narrativas e posicionamentos, a depender do tema, totalmente agressivos, o que prejudica não só a quem está direcionada a crítica, mas principalmente quem a fez, por ter que responder pelos seus atos.

Concluímos que, a liberdade de expressão é algo irrefutável e extremamente necessário na sociedade brasileira contemporânea, desde que usada com responsabilidade e medindo graus, principalmente ao se referir a instituições públicas. Ao não medir determinados graus de fala, seja através da discriminação, preconceito de qualquer tipo, ou outra coisa que fira a imagem de uma instituição/pessoa, o indivíduo estaria a ferir também a lei.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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