Decerto,o baixo número de leitores no país é resultado, principalmente, do desestímulo ao hábito.Por sua vez,esse pode ser explicado por um problema estrutural,no qual é utilizado um modelo de educação arcaico que define livros como um instrumento obrigatório para determinar a capacidade mental dos alunos.Consequentemente,a falta de incentivo literário procederá às próximas gerações,com futuros pais que não poderão estimular os filhos e até professores que continuarão com o ensino obsoleto, justamente porque esses foram ensinados a ler apenas por obrigação,e não por gosto.Por isso,o filósofo Sêneca afirma: "A educação exige os maiores cuidados,porque influi sobre toda a vida",enfatizando a importância de ser estimular desde a infância e ter profissionais e influências familiares para acompanhar o leitor em desenvolvimento.
Outrossim,o desestímulo à leitura vinculado ao impasse de obter livros pelo alto preço são causas da ausência de senso crítico.A exemplo disso,uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2020,após o aumento de 12% da taxa da mercadoria no Brasil,informa que o número de leitores caiu no ano,pois a dependência do custo afetou a classe de renda baixa,que compõe 27 milhões do total de leitores do país.Ou seja,sem a leitura a massa popular não está apta a desenvolver o senso crítico,logo sendo incapaz de gerar opinião própria e exercer a cidadania,pois não compreende seus direitos e deveres,deixando-a vulnerável à manipulação.
Portanto,fica evidente a importância da leitura e os prejuízos para o indivíduo que não a realiza.Torna-se essencial que as instituições escolares,com o apoio das famílias e do Ministério da Educação, incentivem o hábito da leitura desde a infância,oferecendo a oportunidade das crianças escolherem obras literárias de acordo com o próprio gosto.Tal ação ocorreria por meio da capacitação de profissionais,que acompanhariam o desenvolvimento dos alunos com base em um modelo de ensino reestruturado.Assim,seriam promovidos o senso crítico na população e o aumento no número de leitores apaixonados,como Liesel,em "A Menina que Roubava Livros".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada