Sob essa ótica, convém ressaltas que os aparelhos midiáticos são a principal fonte informacional contemporânea, centrando muito poder nas mãos dos poucos que detém sua posse. Com isso, de acordo com o sociólogo francês Jean Baudrillard, a mídia - especialmente a televisiva -, cria, com base em seus interesses particulares uma hiper-realidade em que suas crenças e valores são disseminados como dogmas inquestionáveis, levando a massa social a tomar atitudes, muitas vezes, prejudiciais a própria sociedade civil, tal como ocorreu em 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro, candidato à presidência que louvava abertamente torturadores da Ditadura Militar verde e amarela e foi eleito com base no compartilhamento de notícias falsas no meio digital a seu favor.
Outrossim, a cultura da história ou ponto de vista único vinculada pela imprensa torna-se o revés de um efetivo Estado democrático de direito. Seguindo-se essa lógica, segundo a escritora nigeriana Chimamanda Adichie, contar apenas uma versão ou lado de um evento pode levar ao erro ou engano, sendo que os efeitos dessa percepção errônea e simplista do mundo podem ser irreparáveis. Nessa linha de raciocínio, quando a mídia, seja ela digital, impressa ou televisiva, transmite apenas notícias que são compatíveis com seus interesses e ideologias, ela uma leva de informações e eventos fundamentais para a garantia do direito de acesso à informação à comunidade, sendo esse entrave um grave empecilho para uma efetiva existência de um estado democrático de direito em solo nacional. Desse modo, urge-se uma intervenção nesse panorama.
Portanto, a importância da imparcialidade midiática faz-se inegável diante dos fatos supracitados. Sob esse viés. é de responsabilidade do Ministério da Educação, através de aulas expositivas de sociologia e filosofia, além do fornecimento de materiais didáticos gratuitos, formar jovens mais críticos e conscientes, ensinando-os sobre como reconhecer e denunciar notícias falsas ou de caráter manipularia, a fim de reduzir o poder concentrado nas mãos do seleto grupo de donos desses canais de comunicação e instigá-los a serem o mais imparciais possível. Ademais, fica a cargo do Ministério da Cidadania produzir propagandas institucionais para o público em geral, alertando sobre os perigos de informações munidas de sensacionalismo e inverdades elitistas enquanto informa sobre como combatê-las. Será apenas assim que a nação brasileira, enfim, estará livre dos grilhões do Grande Irmão de Orwell.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.