Avatar do usuário
Por mariareis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77278
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito ao trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios das atuais condições de trabalho no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
A priori, é de extrema tristeza que o Brasil ainda possua diversos desafios nas condições de trabalho. O principal desafio é a superexploração trabalhista, visto que trabalhadores se submetem a jornadas de exploratórias, pois se negarem tal exploração podem perder o emprego, sendo substituído por quem está disposto a ter a sua força de trabalho explorada devido as suas necessidades. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo Kal Marx faz com que haja um exército industrial de reservas. Assim, negar e ter sua força de trabalho explorada, no Brasil, é fazer parte de um modo de produção capitalista em que sempre um empregado vai ter sua mão de obra explorada.
Consequentemente, o trabalho informal é uma das principais consequências das condições de trabalho no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 34 milhões de trabalhadores está no setor informal. Isso ocorre devido a superexploração trabalhista no Brasil, levando ao trabalhador a recorrer ao trabalho informal, sem carteira assinada, remuneração e acesso as condições de seguridade social. Nesse sentido, o trabalho informal leva ao trabalhador a incerteza sobre o seu futuro ficando a mercê da sociedade exploratória.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver os desafios das atuais condições de trabalho no Brasil. O Estado deve promover fiscalizações nos setores empregatício públicos e privados por meio do Ministério do Trabalho a fim de que superexploração trabalhista não esteja mais presente na vida dos brasileiros. Somente assim, a superexploração trabalhista impulsionadora da informalidade será combatida. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
142 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
86 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
175 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
76 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
32 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
66 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
43 Exibições
por 18111998098
3 Respostas 
367 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
168 Exibições
por mariabeltrao
Abuso e exploração sexual infantil
por Antonio1112    - In: Outros temas
2 Respostas 
206 Exibições
por Antonio1112

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na obra "Utopia", do autor Thoma[…]

O bullying e o ciberbullying

O bullying é um dos "crimes&qu[…]

O papel do cidadão no cumprimento dos Objet[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM