Primeiramente, é necessário entender que a maternidade deve ser uma escolha madura e responsável, pautada no desenvolvimento social e econômico. Além disso, pesquisa do Repórter Unesp mostra que 45,3% das entrevistadas não desejam ser mães, o que mostra a necessidade crucial de uma educação sexual eficaz e do acesso aos métodos contraceptivos eficientes. Ademais, vale lembrar que em 2018, 15,5% do total de partos no Brasil foi de mães adolescentes entre 10 e 19 anos, o que demonstra a falácia da educação sexual nos ambientes escolar e familiar no país.
Outrossim, destaca-se que uma gravidez indesejada traz consequências devastadoras não só para a vida da mãe, mas também da criança, que muitas vezes se desenvolverá num ambiente inóspito e com acesso limitado a direitos essenciais, como educação e saúde. Assim, analogamente à citação de Simone de Beauvoir, não se nasce mãe, torna-se mãe, muitas vezes de maneira obrigatória e indesejada. Dessa forma, é necessária uma rápida adequação das políticas sanitárias voltadas ao planejamento familiar no país.
Portanto, na tentativa de minimizar os danos já causados à sociedade por tal quadro, o Governo Federal, através dos Ministérios da Educação e da Economia - responsáveis pela melhoria educacional e planejamento financeiro da nação - deve incentivar práticas de apoio econômico às jovens mães, fomentando a abertura de novos postos de trabalho voltados a elas, bem como a implantação obrigatória da educação sexual nos primeiros anos do ensino fundamental, o que assegurará uma decisão responsável no âmbito do planejamento familiar. Assim, casos como o de Clara poderão ser evitados no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.