As principais causas podem ser consideradas a dificuldade de aprendizagem, a necessidade econômica e falta de estímulo familiar. Tendo em vista as dificuldades financeiras que assolam muitas famílias em nosso país. Sendo essas agravadas ao decorrer dessa atual crise, onde fomos devastados pela recente pandemia do coronavirus.
Devido a decorrente dificuldade financeira, muitos jovens acabam por abandonar os estudos em busca de um emprego para que possa prover assistência financeira para os pais.
Em decorrência da amplificação dos problemas sociais atualmente, a porcentagem de evasão escola chegou a 3,8% durante o ano de 2020, segundo dados da Unicef. Tendo em vista como o principal problema citado anteriormente. Todavia, não podemos esquecer da dificuldade de acesso a escola, havendo uma acentuação com as aulas remotas.
Levando todos esses pontos em conta, é responsabilidade do governo garantir a permanência dos estudantes na escola. É necessário que promovam condições de acesso a educação. A principal proposta sendo um investimento à intervenções pedagógicas, assim oferecendo alternativas para que o aluno tenha a oportunidade de aprender.
Portanto, visando os problemas econômicos e de aprendizagem, é essencial uma intervenção do governo. Dessa forma, podendo ser feito incentivos a educação, apoiando com cestas básicas famílias que tenham dificuldades financeiras. Além de promover ações que possam combater o desnível educacional
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.