Diante desse cenário, vale ressaltar que a negligência governamental está íntimamente ligada com o trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Acerca disso, segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio a dignidade humana é uma qualidade intrinseco ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e á consideração por parte do Estado . Todavia, é notável que o poder público não cumpre o seu dever enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, posto que não oferece a população meios de fiscalização que sejam eficientes contra o trabalho escravo -principalmente em regiões mais afastadas do pais- , o que , lamentavelmente , mantém os trabalhadores com jornadas de trabalho exaustivas e muitas vezes degradantes . Desse modo, o governo atua como um dos agentes perpetuadores da escravidão no território brasileiro atual, sendo imperiosa a resolução do impasse.
Ademais, é importante salientar que a mentalidade individualista da população também contribui com o trabalho escravo no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra "o Homem Cordial" , expõe o egoísmo presente na sociedade brasileira - que tende a priorizar ideiais particulares em detrimento do bem estar coletivo -. Sob essa òtica, é possível traçar um paralelo com essa realidade , visto que visando a maximização do lucro , os empregadores se aproveitam da baixa escolaridade dos funcionários e acabam inserindo os mesmos em locais aglomerados e com extrema violência violência, enfraquecendo o principio de que todos os indivíduos tem o direito à dignidade humana. Dessa forma, evidência-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no brasil: fatores imprescindíveis na construção de uma sociedade igualitário e democrática.
Portanto, São necessárias medidas operantes que reverta o trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Para isso , compete ao Ministério da justiça em parceria com a Polícia Federal a ampliação da fiscalização contra a escravidão hodierna, por meio da inserção de viaturas em locais mais afastados dos municípios , como fazendas e fábricas , além da criação de canais de denuncias anônimas , com o objetivo de erradicar o trabalho escravo no Brasil. Destarte, estará assegurado o direito à liberdade , bem como a dignidade humana , assim como rege a constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.