Em primeira análise, nota-se que grande parte da população tem alguma dívida, isso é o reflexo da falta de educação financeira. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional Diregentes Lojistas (CNDL) demonstrou que 80% dos brasileiros não sabem controlar suas despesas. Sem saber lidar com o dinheiro, a maioria das pessoas ficam “vítimas” dos bancos com crédito fácil e com juros altos.
Paralelo a isso, observa-se que o descontrole financeiro causa enormes transtornos pessoais. Segundo o site NSC Total, aa principais brigas em família e divórcios, são causadas por problemas financeiros. Além do mais, pessoas assim tendem a ter dificuldade para se concentrar, porque estão esgotadas, também podem acabar gerando doença.
Fica evidente, portanto, a necessidade de amenizar esse problema. Em virtude disso, urge que o Governo Federal e o Ministério da Economia, em parceira com a mídia, criar um programa televisivo, em que se deve convidar profissionais do ramo financeiro, como Thiago Nigro. O programa tem o intuito de abordar a educação financeira de maneira descontraída e assim conscientizar todos os públicos. Além disso, o projeto deve ser realizado por meio de emissoras famosas- Globo, SBT e Rede Record. Sendo assim, contribuindo para um melhor desenvolvimento do cidadão, e um país melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.