Comando de produção: Com base no contexto de produção acima apresentado, redija uma RESPOSTA ARGUMENTATIVA, com o mínimo de 10 e o máximo de 15 linhas, à seguinte questão: A força da lei, como disposto na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso, é garantia para que filhos e netos assumam a responsabilidade de cuidar de seus idosos, inclusive, afetivamente?.
É garantia para quê filhos e netos assumam a responsabilidade de cuidar de seus idosos, inclusive, afetivamente? Não, existe uma lei que se encontra no estatuto do idoso, que "garante" que seus filhos e netos assumam total responsabilidade ao idoso. A força da lei como disposto na Constituição Federal e no Estatuto do idoso, é direito do idoso uma boa qualidade de vida, e que seus filhos se disponham a cuidar deles, e lhes ofereçam uma vida digna.
Nós como estudantes vimos como é importante a participação da família na vida dos idosos, eles trabalharam a vida toda, para criar seus filhos. Só que isso nem sempre acontece na prática, muitos idosos são maltratados e abandonados em asilos, às vezes por seus filhos não terem tempo ou paciência, existe familiares que só acolhem os idosos com interesse em suas aposentadorias, e acima disso, sofre maus tratos.
Sendo assim, apesar dos direitos voltados à esses idosos, muitos são retribuídos com ingratidão pelos seus filhos e família. Por isso, é necessário denunciar quando houver indícios de maus tratos aos idosos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.