Em primeiro lugar, o crime trabalhista tem como principal contribuinte os veículos midiáticos. Assim como no filme supracitado, "Quero matar meu chefe" é um longa metragem que têm como narrativa uma frustração dos funcionários que, somado a bebidas alcoólicas, chegaram a conclusão de matar o chefe. É perceptível, então, que tais filmes produzem uma romantização inadequada sobre um assunto de extrema importância pois a possibilidade de uma resolução direta, como fazer uma denuncia, não é sequer colocada em questão, reforçando uma suposta imponência do subordinado.
Em segundo lugar, a desvalorização dos funcionários em relação a seus chefes, não só reforça o abuso, mas também um estereotipo de que trabalhadores de baixo cargo, ao fazer uma denuncia, estão mentindo para receber dinheiro. De acordo com o quinto artigo da constituição federal, a pessoa tem o direito à uma indenização caso haja uma violação na honra e vida privada do empregado. Desta forma, é de suprema importância que haja respeito dentro do local de trabalho fazendo, assim, jus à carta magma.
Destarte, urge ao Ministério de Trabalho e Emprego, instancia responsável pelas politicas trabalhistas, que, juntamente aos veículos midiáticos, promovam ações publicitarias em prol do respeito dentro do ambiente de trabalho, por meio de comercias, curta metragens e palestras, atingindo assim, o máximo de pessoas possíveis. Espera-se que, desta forma, o assédio moral trabalhista seja erradicado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.