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Por Maisinha
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#77188
A obra “O diário de Anne Frank” retrata o cotidiano de judeus que estão fugindo do nazismo, nos dois anos que os personagens passam em um esconderijo eles usufruem dos livros para passar o tempo. Fora da ficção, não ocorre o debate sobre a literacia familiar no Brasil, já que, diferentemente do corpo social da narrativa, a população desvaloriza tal problemática. Essa situação degradante tem como origem inegável o distanciamento interpessoal, que reduz a relação de ensinamento entre a parentela. Assim, aprofundam essa vicissitude não só a banalização social como também a falha educacional.
Primeiramente, é importante salientar que a banalização social é causa expressa da carência de debates sobre a literacia familiar. Isso ocorre porque as atitudes coletivas da sociedade tornam as questões triviais, optando por não assumir as responsabilidades ao achar que estimular os seus filhos, sobrinhos e primos a ler é uma função da escola. Essa análise pode ser confirmada pela crônica “Eu sei, mas não devia”, escrita por Marina Colasanti, em que a autora afirma que a população moderna banaliza seus problemas sociais e normaliza a falta de oportunidade e de expectativa. Dessa forma, as vítimas desse problema são lesadas pela dificuldade de avolumar seu senso crítico.
Ademais, a falha educacional solidifica a falta de enaltecimento da leitura no território brasileiro. Essa situação surge da baixa qualidade de ensino nas residências dos cidadãos, por parte dos responsáveis pelas crianças e jovens, uma vez que eles muitas vezes não sabem como realizar tal ação de forma produtiva ou, simplesmente, não têm tempo para esse ato. Infelizmente, essa atitude prejudica a formação dos pequenos, visto que a educação é primordial, como afirmou o pensador inglês Francis Bacon, para quem “o conhecimento é, em si mesmo, um poder”, uma vez que o incentivo à leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual.
Portanto, percebe-se como a importância da literacia familiar em debate no Brasil é aprofundada pelo distanciamento interpessoal. Para combater esses empecilhos, é necessário que a população, por meio de um projeto social online, crie uma campanha de incentivo à leitura que trabalhe paralelamente com ações governamentais. Essa precisa ter repercussão nacional e representante em todo o país, para que se possa cobrar também do Estado maiores ações para a melhoria da educação, com o finto de solucionar a questão. Feito isso, não será preciso viver situações drásticas, como a de Anne Frank, para poder valorizar o hábito de ler.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Loloy
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#77200
Bom dia, @Maisinha !Alguns pontos:
1* Evite palavras desconhecidas ou pouco utilizadas. Ex: "vicissitude"
2*No tópico frasal do primeiro parágrafo de desenvolvimento, ocorreu a repetição de um termo utilizado no fechamento da introdução: "banalização social" . Fica mais legal utilizar um termo equivalente.
3*Uma pergunta: A sua tese se desdobra a partir do distanciamento interpessoal? Você afirma, na introdução, que a origem da ausência de literacia familiar está no distanciamento social, mas não vejo esse argumento ser desenvolvido na redação. Se eu estiver enganado, me corrija, por favor! haha
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Por Loloy
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#77201
Corrija-me*
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Por Maisinha
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#77203
Olá, @Loloy!
Obrigada por corrigir ;) Acho que acabei não desenvolvendo esse "distanciamento interpessoal" :shock:
Mas fiquei em dúvida quanto a nota que você deu na competência cinco, faltou algum elemento?
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Por Loloy
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#77204
@Maisinha Em relação à competência 5, faltou falar qual órgão governamental aplicaria essa "ação governamental".De resto, na minha humilde opinião, sua redação está beleza!
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