Primeiramente, é importante salientar que a banalização social é causa expressa da carência de debates sobre a literacia familiar. Isso ocorre porque as atitudes coletivas da sociedade tornam as questões triviais, optando por não assumir as responsabilidades ao achar que estimular os seus filhos, sobrinhos e primos a ler é uma função da escola. Essa análise pode ser confirmada pela crônica “Eu sei, mas não devia”, escrita por Marina Colasanti, em que a autora afirma que a população moderna banaliza seus problemas sociais e normaliza a falta de oportunidade e de expectativa. Dessa forma, as vítimas desse problema são lesadas pela dificuldade de avolumar seu senso crítico.
Ademais, a falha educacional solidifica a falta de enaltecimento da leitura no território brasileiro. Essa situação surge da baixa qualidade de ensino nas residências dos cidadãos, por parte dos responsáveis pelas crianças e jovens, uma vez que eles muitas vezes não sabem como realizar tal ação de forma produtiva ou, simplesmente, não têm tempo para esse ato. Infelizmente, essa atitude prejudica a formação dos pequenos, visto que a educação é primordial, como afirmou o pensador inglês Francis Bacon, para quem “o conhecimento é, em si mesmo, um poder”, uma vez que o incentivo à leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual.
Portanto, percebe-se como a importância da literacia familiar em debate no Brasil é aprofundada pelo distanciamento interpessoal. Para combater esses empecilhos, é necessário que a população, por meio de um projeto social online, crie uma campanha de incentivo à leitura que trabalhe paralelamente com ações governamentais. Essa precisa ter repercussão nacional e representante em todo o país, para que se possa cobrar também do Estado maiores ações para a melhoria da educação, com o finto de solucionar a questão. Feito isso, não será preciso viver situações drásticas, como a de Anne Frank, para poder valorizar o hábito de ler.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.