. Como resultado dessa disputa de classes e valorização de bens, temos uma grande desigualdade social causada pela marginalização, pobreza e descaso, já que muitos enriquecidos buscam sempre por mais posses as custas de seus trabalhadores e governantes dão prioridade ao conforto próprio.
. Em virtude dessa cobiça por elevar suas riquezas e ter uma vida mais cômoda, trabalhadores comuns não só sofrem com o aumento de metas em seus empregos e elevação de impostos nas cidades, como também a falta de auxílio público para com suas necessidades (saúde, segurança, transporte e educação) e período de descanso. O que acarretará em um trabalhador menos produtivo correndo risco de perder seu emprego, assim elevando os números de desigualdades sociais cada vez mais.
. Outrossim tal quadro ainda tem chances de ser reversível, para isto é necessária a devida distribuição de verbas aos auxílios públicos por parte do Estado, divulgação das vagas de emprego disponíveis em meios acessíveis de comunicação (jornais, revistas, _outdoors_, etc), disponibilizar adequadamente os direitos trabalhistas e realizar fiscalizações dos mesmos através da Secretaria do Trabalho, oferecer benefícios adequados para incapacitados (aposentados, deficientes, pessoas em situações precárias, e outros) para que possam se estabelecer e se possível voltarem ao mercado de trabalho, com pequenos esforços assim nossa sociedade pode se tornar livre de amarras econômicas sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.