Primeiramente, vale ressaltar que a falta de saneamento básico é um problema que afeta muitos brasileiros. Segundo o Instituto Trata Brasil, quase metade da população não tem coleta de esgoto, e os dejetos não tratados são despejados no meio ambiente, contaminando fontes de água que, caso limpas, poderiam ser utilizadas por moradores sem riscos à saúde. No entando, muitas vezes a água contaminada acaba por sendo a única fonte para parte da população, que se vê forçada a bebê-la, assim se intoxicando e contraindo doenças.
Segundamente, o desperdício de água também colabora para a escassez da mesma no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Águas, o Brasil desperdiça cerca de 40% de agua potável, com o principal responsável sendo o setor de irrigação na agricultura, que muitas vezes utiliza métodos errados para irrigar, ocasionando perdas de água limpa que deveria ser usada para abastecer a população.
Dado o exposto, conclue-se que a escassez de água é um problema a ser resolvido com urgência. É dever do estado providenciar água de qualidade para seus cidadãos por meio de investimentos na área da saúde e construção de sistemas de esgoto, bem como fiscalizar de maneira mais eficiente o uso de água nos setores agrícolas, a fim de reduzir o desperdício.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.